Como aliviar dor das varizes

Aliviar dor das varizes não é uma tarefa das mais fáceis. Milhares de pessoas no mundo inteiro sofrem com as dores, apesar de intensos tratamentos.


O que são varizes ou veias varicosas?

As varizes são veias dilatadas e tortuosas que podem surgir em qualquer parte do corpo. Geralmente aparecem mais nas pernas e pés por conta da pressão que o corpo faz nestes membros inferiores.

Ao contrário do que muita gente pode pensar, as varizes não são apenas um problema estético e sim uma doença, pois todas as veias dilatadas estão doentes e necessitam de tratamento na maioria dos casos. Elas podem ser dolorosas e pessoas com varizes reclamam de dor, inchaço, sensação como se estivesse latejando ou queimando. Em algumas situações, varizes não tratadas podem levar a problemas de circulação sanguínea graves.

Quando as varizes podem aparecer?

Como aliviar dor das varizes
Você sempre deve procurar orientação médica para tratar corretamente as varizes. Foto: GettyImages

Os principais fatores de risco para o aparecimento de varizes, seriam os seguintes:

– O cigarro: Pessoas fumantes tem uma chance maior de desenvolver varizes pois o tabagismo prejudica a circulação sanguínea.

Gravidez: A compressão das veias por conta do aumento do útero e uma maior circulação sanguínea, juntamente com o aumento do volume de hormônios pode levar ao aparecimento de varizes nas pernas.

– Ficar em pé durante muitas horas seguidas: O ato de ficar em pé por muitas horas seguidas, dificulta a circulação de sangue nas veias, o que pode gerar o aparecimento de veias doentes. O mesmo acontece quando uma pessoa fica sentada muito tempo sentada. Ao cruzar as pernas por muito tempo, o sangue tem mais dificuldades para circular dentro das veias.

– Pílulas anticoncepcionais: Contribui para o aparecimento de varizes por conta do aumento da ingestão de hormônios femininos.

Outros fatores que poderíamos citar seriam o sedentarismo, a idade (acima dos 30 anos as chances são maiores), o histórico familiar, obesidade e traumas ou lesões nos membros.

Como aliviar dor das varizes

Para aliviar dor das varizes, a primeira coisa que você tem que fazer é procurar um médico especializado. O profissional irá avaliar a extensão da suas lesões e indicará o melhor tratamento para cada caso. Apenas a intervenção médica pode fornecer uma cura permanente para o desconforto das varizes.

Porém, podemos usar algumas dicas para aliviar dor das varizes em casos mais simples. Embora não sejam curas permanentes, esses tratamentos podem ajudar a aliviar a dor das veias varicosas.

Elevar as pernas – colocar “as pernas para o alto” durante cerca de 30 minutos, por quatro vezes ao dia. Deite na cama e apoie as pernas em uns quatro travesseiros, para que elas fiquem acima do coração.

Mergulhar pernas na água fria – normalmente as varizes respondem melhor à temperatura baixa, por isso os pacientes reclamam de desconforto principalmente no verão. A temperatura quente dilata as veias e coloca mais pressão na veia varicosa que já está tensa. Aí que entra a água fria, ela encolhe as veias, aliviando as dores e o latejar. Entre na banheira de água fria para aliviar as dores.

Beba muita água – se manter hidratado melhora a circulação sanguínea, reduzindo o desconforto das varizes.

Faça alongamentos nas pernas – mover e esticar as pernas ajuda o sangue a fluir por todo o corpo, aliviando a dor nas veias varicosas. Ficar longos períodos em pé ou sentado, podem agravar as dores, mude de posição a cada 30 minutos durante o dia. Se trabalha sentado, marque no alarme para levantar um pouco neste intervalo de tempo.

Reduza consumo de sal – quem sofre muito com dor das varizes deve reduzir bastante o consumo diário de sal. Isto inclui também o “sódio” que é adicionado principalmente em produtos industrializados. O sal causa a retenção de líquido no organismo e consequentemente, aumenta a pressão arterial. Com a sua pressão alta, o sangue precisa fazer mais força para circular entre as veias e pode resultar em varizes.

Massagem – com aloe vera nas pernas pode ajudar no relaxamento dos vasos e diminuição das dores.

Conheça o Varyforte, um creme anti-varizes totalmente natural que acaba com as dores.

Tenha cuidado nas roupas – evite uso de salto alto, ele pode desencadear as dores nas varizes. Além disso evite uso de roupas apertadas, elas restringem o fluxo sanguíneo, que pode resultar em dor.

Como prevenir?

Aqueles que já repararam que possuem veias varicosas nas pernas, podem fazer algumas coisas para se prevenir contra a dor.

– Mantenha peso saudável – o excesso de peso é um dos fatores para formação das varizes, quando a pessoa perde peso, ela reduz o estresse que os quilos extra colocam nas veias.

– Meias de compressão – as meias de compressão podem ser utilizadas por algumas pessoas, mas não por todo mundo. É preciso conversar com o médico, para saber a compressão correta, ele irá fazer o teste Doppler para checar a circulação sanguínea. Essas meias apertam as pernas para estimular a circulação e devem ser usadas durante o dia.

– Use sapatos baixos e roupas menos apertadas – o uso de sapatos baixos permitem exercitar a panturrilha, fazendo com que as veias trabalhem melhor. Além disso, roupas apertadas na cintura, pernas ou virilha, podem impedir o fluxo sanguíneo.

Possui mais alguma dica para aliviar dor das varizes que nós não mencionamos no texto? Compartilhe conosco na área de comentários.


2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.