Saúde e Beleza

Como amenizar e diminuir a cólica menstrual


Existe uma maneira de diminuir a cólica menstrual? Milhares de mulheres fazem estas perguntas todos os dias. A cólica pode ser primária ou secundária. Na primária, ela já aparece desde a primeira menstruação e é de natureza do organismo feminino. Já a cólica secundária pode ter como causa doenças como a endometriose ou ainda inflações pélvicas ou fibromiomas, uso de DIU e alterações nos ovários ou útero.

Além das fortes dores, algumas mulheres ainda sofrem com diarreias, cansaço, ansiedade, enjoos e vertigens.

Dicas para amenizar e diminuir a cólica menstrual

Como amenizar e diminuir a cólica menstrual

Existem várias maneiras para amenizar e diminuir a cólica menstrual. Foto: GettyImages

Felizmente existem maneiras que podem ajudar a aliviar os sintomas e diminuir a cólica menstrual. Porém, é importante dizer que, apesar de comum, é sempre bom consultar o um ginecologista para averiguar qual a verdadeira causa das fortes cólicas.

Algumas dicas que você pode seguir para amenizar as dores são as seguintes.

– Tomar chá de gengibre: O chá de gengibre é um grande aliado para mulheres que sofrem com cólicas menstruais. Aliás, já mencionamos aqui no site os inúmeros benefícios do gengibre para a saúde.

– Descanse: Em muitos casos pode ser difícil, mas quando a cólica é realmente forte não há outra alternativa a não ser descansar.

– Bolsa de água quente: O calor faz com que ocorra um relaxamento muscular e assim as contrações que causam as cólicas menstruais diminuam. Não deixe de manter o corpo aquecido também.

– Faça uma alimentação mais leve: Alimentos que exigem mais da digestão não são adequados para o período das cólicas menstruais. Procure ingerir mais vegetais, frutas, carnes brancas e leves. Alguns alimentos bons para a saúde são a castanha do pará, banana, beterraba, salmão, atum e etc. Alimentos gordurosos e embutidos não são indicados para este período. Evite também a cafeína e o álcool.

– Alimentos ricos em magnésio e potássio são ótimos aliados para diminuir a cólica menstrual: A banana é uma ótima fonte natural rica em potássio. O potássio ajuda a melhorar a circulação sanguínea e diminuir as dores em todo o corpo. Já um alimento rico em magnésio é o abacate. Veja também os benefícios do abacate para a saúde.

– Exercícios leves são permitidos: Ao realizar exercícios leves, o seu corpo libera endorfina, que além de descontrair, ajuda a diminuir as dores do corpo.

– Fuja de situações de estresse: O estresse te deixa mais ansiosa. Ansiedade e estresse colaboram para o aumento das dores no corpo.

– Use algum medicamento: Remédios como Atroveran ou Buscofem são indicados para diminuir a cólica menstrual, porém você só deve usar medicamentos receitados pelo seu médico.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários