Saúde e Beleza

Como amenizar os sintomas da menopausa

Muitas mulheres se assustam ao ouvir a palavra “menopausa”. Mas não tem jeito, todas elas passarão por este período de mudanças e não há como fugir. Algumas não sofrem tanto com os sintomas, já outras, em alguns casos precisam até de acompanhamento médico para amenizar os sintomas e não terem tanta interferência no seu dia a dia. Como todas vão passar por isso é importante saber os sintomas da menopausa e o que fazer para amenizá-los.


Como amenizar os sintomas da menopausa

O que é a menopausa?

A menopausa acontece quando a mulher chega a sua última menstruação e assim encerra-se o seu período fértil. O corpo também deixa de produzir os hormônios estrogênio e progesterona. Não existe uma data certa nem uma idade certa para acontecer, mas na maioria dos casos em média, ocorre entre os 45 e 55 anos de idade. Este período nada mais é de que um período de transições para a mulher.

Quais os principais sintomas da menopausa?

Como aliviar os sintomas da menopausa

Sintomas da menopausa

Como mencionamos no início deste texto, algumas mulheres passam por este período de transição sem sofrer muito com os sintomas, já outras, sofrem com uma intensidade muito grande. Dentre os principais sintomas podemos destacar:

– Fim da menstruação
– Alterações bruscas de humor
– Dificuldade de concentração
– Pele seca
– Unhas fracas
– Onde intensas de calor
– Suores noturnos
– Insônia
– Perda de massa óssea, dando início a osteoporose
– Diminuição da atenção e da memória
– Aumento de doenças cardiovasculares
– Ressecamento vaginal
– Ganho de peso
– Aumento do colesterol
– Depressão
– Diminuição do desejo sexual

Sendo assim, é sempre importante procurar um ginecologista de confiança pois o médico que irá lhe orientar da melhor maneira possível para que você sofra o menor impacto durante esta fase onde os sintomas são mais intensos.

Dicas para amenizar os sintomas da menopausa

Ter uma alimentação equilibrada

Como aliviar os sintomas da menopausa

Como amenizar os sintomas da menopausa

A menopausa pode contribuir para o aumento de peso, por isso, ter uma alimentação equilibrada é fundamental para que o corpo não sofra demais. Se possível, procure um nutricionista especializado para poder lhe orientar com uma dieta balanceada.

Desde o início, procure não ingerir muita bebida alcóolica e aumente a ingestão de frutas, legumes e água. O corpo tende e desidratar mais, sempre que puder beba água. A soja e a linhaça também são grandes aliadas para amenizar estes sintomas.

É importante não ficar muito tempo sem comer. Programe-se fazendo lanches saudáveis entre as principais refeições. Você pode comer uma fruta, um iogurte com cereais, dentre outras opções.

Faça exercícios físicos

Se você não gosta de academia não tem problema. Faça caminhadas regulares ou exercícios leves. O importante é não ficar parado. Existem até programas de exercícios de 15 minutos diários, que você pode fazer em casa e ainda perde gordura.

Evite alimentos gordurosos

Embutidos e alimentos ricos em gordura, devem ser evitados pois aumentam o colesterol sanguíneo e contribuem muito para o aumento de peso.

Não tenha vergonha de procurar ajuda

É importante que principalmente em casos de depressão e ansiedade, a mulher procure ajuda especializada. Não é vergonha alguma uma vez que todas as mulheres passam por isso um dia.

Por fim, mas não menos importante, evite se automedicação. Ela pode trazer danos graves à saúde.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!