Como apagar arquivos com nome grande no Windows

Como apagar arquivos com nome grande no Windows? Baixou um arquivo no Windows que veio com nome enorme e você não consegue renomear por nada e nem apagar? Quando tenta excluir não acontece nada ou aparece mensagem de erro avisando que não é possível apagá-lo? Neste post explicamos a maneira para conseguir apagar arquivos que tenham nome grande (longo) demais.


Como apagar arquivos com nome grande

Existem várias dicas na web para exclusão destes arquivos longos, mas a única que funcionou no nosso caso foi utilizando o Prompt de Comando do Windows.

1. Comece abrindo o Explorador de Arquivos e entre na pasta onde está o arquivo com o nome longo.

2. Aperte e segure a tecla Shift no teclado e clique com botão direito do mouse em uma área vazia dentro da pasta.

3. Selecione Abrir o Prompt de Comando Aqui.

Abrir o Prompt de Comando Aqui pasta do Windows

4. Vai abrir a janela do Prompt de Comando já no diretório que o arquivo está salvo. Digite na tela do Prompt de Comando o seguinte comando:

DIR /X

5. Serão listados todos arquivos e pastas dentro desse diretório. Copie o nome do arquivo que deseja apagar (junto com a extensão). Você pode selecionar o nome curto que contém o til (que aparece no meio da janela), ou o nome grande completo do arquivo (que aparece do lado direito da janela).

BOLETO~1.PDF (nome curto)
Boleto-118TKDQJKGLEM021.pdf (nome completo)

Para selecionar clique com o botão do mouse, segure o botão e arraste, para selecionar o nome. Depois aperte no teclado Ctrl + C para copiar.

Nome curto e nome completo arquivo Prompt de Comando no Windows

6. Em seguida utilize o comando DEL para apagar o arquivo. Digite DEL e cole o nome do arquivo com a extensão que acabou de copiar (aperte Ctrl + V para colar). Aperte Enter no teclado.

DEL NOME-DO-ARQUIVO-COPIADO.extensao

Por exemplo, se fosse o arquivo especificado acima ficaria DEL BOLETO~1.PDF ou DEL Boleto-118TKDQJKGLEM021.pdf. A foto abaixo mostra a exclusão do arquivo com nome longo, utilizando o nome completo dele.

Como apagar arquivos com nome grande demais no Windows
Como apagar arquivos com nome grande demais no Windows

O arquivo será imediatamente apagado e não poderá ser recuperado, ele não é enviado para lixeira do Windows. Você pode verificar entrando na pasta pelo Explorador de Arquivos.

Este problema de arquivo longo ocorre pois o Windows usa uma convensão de nomes chamada LFN Long Filenames (Nome do arquivo longo), que suporta até 255 caracteres (incluindo a extensão do arquivo). Caso tente apagar um arquivo com nome longo demais, acima desses 255 caracteres, dá erro e o arquivo não pode ser apagado. No Linux e Mac não existe este limite, por isso de vez em quando, você pode baixar algum arquivo que tenha nome acima do limite do Windows.

Existe ainda a possibilidade de remover este limite de 255 caracteres para os nomes de arquivos no Windows, mas é preciso mexer no Registro do Windows. Caso você pretenda fazer, realize backup do Registro para caso ocorra algum problema.