Como apagar e formatar um HD no Windows


Como apagar e formatar um HD no Windows? Está precisando de espaço no HD ou quer apagar dados que tenha salvado no HD para outras pessoas não verem? A seguir explicaremos como apagar um HD que use para armazenamento de arquivos e como apagar e formatar o HD que tem o Windows instalado.

Formatar um HD de armazenamento

Quando o HD é um HD extra instalado no computador para guardar arquivos, que não está com o Windows, o processo de formatação é muito simples.

Abra o Explorador de Arquivos e clique em “Este computador” do lado esquerdo. Do lado direito clique com botão direito do mouse em cima do HD que quer formatar. Vai abrir o menu de contexto do Windows, clique na opção “Formatar”.

Na janelinha que abrir vão aparecer os detalhes deste HD e as opções de configuração disponíveis. Caso não queira modificar as configurações padrão é só clicar em “Restaurar padrões do dispositivo”. Depois dê um nome para o HD.

formatar HD no Windows capacidade, sistema, rótulo

Dentro de “Opções de formatação” você:

Pode deixar selecionado “Formatação rápida” se vai continuar utilizando este HD no computador, pois é uma opção mais rápida e menos segura de apagar os arquivos, pois deixa vestígios. Mas conforme for utilizando os dados serão sobrescritos com o uso.

Ou desmarque o quadradiho caso queira que a formatação apague tudo com mais segurança, ele apaga os dados e sobreescreve tudo com zeros. Ficando mais difícil de restaurarem.

Quando terminar é só clicar em “Iniciar”.

Como apagar e formatar HD com Windows

Se for o HD que está com o Windows instalado, você não vai conseguir fazer o processo acima. Para formatar é preciso utilizar a opção de “Restaurar o PC” disponível nas configurações.

Para isso clique no botão iniciar do Windows e digite Restaurar na busca. Clique na opção “Restaurar o PC” que aparecerá na tela.

botão iniciar restaurar o PC formatar Windows

Aguarde a janela de configurações abrir, clique em “Começar agora” dentro de “Restaurar o PC”.

configurações recuperação restaurar o PC no Windows

Depois escolha “Remover arquivos pessoais” para apagar tudo que tem no HD e deixá-lo como estava a primeira vez que ligou o computador. Ele irá apagar tudo inclusive aplicativos que tenha instalado. Aguarde terminar, pode demorar um pouco.

Caso a opção “Restaurar o PC” não funcione, você pode baixar a Media Creation Tool da Microsoft, com ela é possível escolher para formatar o computador reinstalando o Windows.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.