Variedades

Como aromatizar azeite com manjericão, pimenta

Já falamos sobre os vários benefícios do azeite aqui no site. Mas de vez em quando queremos dar uma mudada e comer um azeite diferente com a salada. É aí que entra o azeite aromatizado com ervas e temperos. Veja agora como aromatizar azeite com majericão, pimenta, alecrim e outras ervas. Para deixar o azeite com sabor.


Como aromatizar azeite

O processo é o mesmo para qualquer tipo de erva que quiser usar. As ervas mais usadas para temperar o azeite são tomilho, majericão, orégano, alecrim e azeitonas pretas com alho. Usando azeitonas pretas você aumentará o gosto de oliva do azeite.

Comece lavando bem a erva que vai usar, o ideal é usar a erva fresca, uma vez que a desidratada não vai passar o mesmo sabor para o azeite. Seque bem as folhas, pode usar papel toalha para ajudar. Em seguida pique bem as folhas, só assim elas vão passar o sabor para o azeite. Se for usar ervas desidratadas pule para a próxima etapa.

Como aromatizar azeite

Coloque as folhas em um recipiente pequeno esterilizado. Para esterilizar ferva na água quente por 20 minutos e deixe secar bem. Não coloque em recipiente muito grande para evitar o contato com o ar, pois o ar oxida o azeite e poderá perder o sabor. Cubra a erva toda com azeite extra virgem morno (40ºC, não ferva) se forem ervas frescas, se for desidratada não há necessidade de aquecer. Depois tampe, não deixe destampado!

Pode usar em seguida, mas para pegar mais sabor o ideal é esperar uns 3 dias para consumir deixando o frasco em local seco e sem luz, se necessário cubra o recipiente com papel alumínio. Se utilizou ervas frescas ou alho remova as ervas e alho do pote depois destes dias descansando, pois pode gerar bactérias!

O ideal é deixar guardado na geladeira para durar mais tempo e não ter risco de contaminação, principalmente em caso de alho ou ervas frescas. Se forem ervas desidratadas o risco de contaminação é menor e dura mais tempo na geladeira. O prazo de validade normalmente é de 2 meses.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!