Como calcular INSS em atraso


Como calcular INSS em atraso no caso de contribuinte facultativo, contribuinte individual, domésticos e outros? Vale a pena pagar os atrasados? Tem algum limite de parcelas em atraso que podem ser pagas? Quando vale a pena pagar e quando não vale? Explicaremos abaixo.

Como calcular INSS em atraso

Para calcular o INSS atrasado é muito simples, basta acessar esta página do Sistema de Acréscimos Legais também conhecido como SAL (para parcelas vencidas a menos de 5 anos). Clique em “Módulos” no menu superior e escolha o módulo que você se enquadra:

  • Contribuintes Filiados antes de 29/11/1999
  • Contribuintes Filiados a partir de 29/11/1999
  • Empresas e Equiparadas e Órgãos Públicos

Depois selecione a categoria, digite PIS/NIT/PASEP, digite os caracteres da figura e prossiga clicando em “Confirmar”.

preencher GPS online sistema acrescimos legais INSS

Depois é só digitar o mês que quer pagar e o salário (renda). O valor da GPS será calculado em cima desta renda que você colocar no formulário.

Contribuinte individual facultativo Recolhimento mensal GPS INSS

Os juros e multa serão aplicados sobre o valor da contribuição.

Atenção! A renda que digitar nesta página será visualizada pela Receita Federal, portanto ela tem que ser compatível com o valor da renda declarada no IRPF nos últimos cinco anos. Se não for, você terá que pagar imposto de renda referente ao valor que está recolhendo em atraso.

Qual o valor da multa e juros do INSS em atraso?

Atualmente os juros são equivalentes à taxa referencial do SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) acumulada mensalmente. É calculado a partir do primeiro dia do mês subsequente ao vencimento do prazo até o mês anterior ao do pagamento e de 1% no mês do pagamento.

Já a multa (2019) é calculada à taxa de 0,33% por dia de atraso. Também calculada a partir do primeiro dia do mês subsequente ao vencimento do prazo. Tem um limite de 20%.

Parcelas vencidas há mais de 5 anos têm regra específica e não pode escolher o valor a ser pago. Calcula-se 20% da média das 80% maiores contribuições e adiciona 50% de juros e 10% de multa.

Como calcular INSS em atraso
Como calcular INSS em atraso, vale a pena?

Quem não pode pagar INSS atrasado? Tem limite de tempo?

Se você for contribuinte facultativo poderá pagar se for apenas 6 meses de atraso e o cálculo pode ser feito direto no site SAL. Passando 6 meses não tem como pagar, só pode contribuir se tiver exercido alguma atividade profissional.

No caso do contribuinte individual pode pagar qualquer INSS em atraso, não tem limite de tempo para pagar atrasados. Mas você terá que verificar se precisa comprovar trabalho:

  • Atraso menor que 5 anos e cadastrado no INSS – não precisa comprovar trabalho, calcule pelo SAL;
  • Atraso maior que 5 anos – tem que comprovar trabalho;
  • Atraso menor que 5 anos e nunca contribui como individual – tem que comprovar trabalho;
  • Atraso menor que 5 anos e quer pagar período anterior ao primeiro recolhimento em dia na Previdência – tem que comprovar trabalho.

Nos três últimos casos é dinheiro jogado fora se você não tiver como provar que trabalhou na época. Tenha cuidado ao pagar e consulte um advogado trabalhista caso fique na dúvida!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.