Como cancelar PEP Parcelamento Estudantil Privado


Como cancelar PEP Parcelamento Estudantil Privado? PEP, Parcelamento Estudantil Privado, é um programa de parcelamento estudantil de faculdade criado pelo grupo Kroton, empresa brasileira privada de capital aberto de Minas Gerais. Responsáveis pela criação do curso pré-vestibular Pitágoras, atualmente estão presentes em todos os níveis escolares. Em 2014 fundiram-se com o grupo Anhanguera Educacional se tornando a maior empresa de ensino superior do mundo por capitalização de mercado.

Você se inscreveu neste parcelamento e resolveu trancar sua matrícula? Veja como cancelar PEP para não ser cobrado após o trancamento ou desistência do curso.

Como cancelar PEP Parcelamento Estudantil Privado

Quem se inscrever no parcelamento pode sim cancelá-lo se desistir.

De acordo com o site oficial, o estudante pode pedir o cancelamento e terá 30 dias para pagamento do saldo devedor. Você poderá realizar o cancelamento entrando em contato com a Instituição de Ensino Superior (IES) em que se matriculou, pois o contrato é feito diretamente com eles.

Fique em cima da secretaria da sua instituição até confirmar o cancelamento e peça um documento confirmando este cancelamento. Algumas pessoas tiveram problemas achando que o parcelamento tinha sido cancelado e não foi!

Como cancelar PEP Parcelamento Estudantil Privado
Como cancelar PEP Parcelamento Estudantil Privado

De acordo com o regulamento do PEP50, PEP30 e PEP25, o benefício poderá ser extinto, suspenso, limitado ou cancelado a qualquer tempo, sendo que os contratos firmados até a data da assinatura serão respeitados. E também pelo descrito no regulamento, a Instituição de Ensino Superior poderá a qualquer momento, ceder a terceiros, o crédito de que é credora junto ao aluno em razão do Saldo Remanescente do Parcelamento.

Ante de assinar qualquer contrato leia atentamente os termos de regulamento! Nunca assine contrato sem ler com atenção todos os termos relacionados ao que vai pagar, este é um comprometimento para sua vida. Se ainda ficar com dúvidas leve para alguma pessoa que tenha mais conhecimento na área para ler.

Quem tiver outras dúvidas pode entrar em contato com a Kroton por:

  • Telefone
    • (31) 2126-0700
  • Fax
    • (31) 3297-4983
  • Email
    • comunicacao@kroton.com.br

Informações sobre a sede da Kroton Educacional:

  • Endereço
    • Rua Paraíba, 330, 18º andar – Edifício Seculus
    • Funcionários – Belo Horizonte – Minas Gerais
    • CEP: 30130-140
  • Site oficial – http://www.kroton.com.br/

Informações importantes sobre cancelamento do PEP

ATENÇÃO! Verifique tudo corretamente antes de realizar o cancelamento! Muitas pessoas tiveram que pagar multas de 7 e 9 mil reais com apenas dois semestres cursados e não estavam devendo nenhum valor. Antes de cancelar veja se o pagamento da multa compensa o cancelamento!

No Reclame Aqui está cheio de reclamações sobre cancelamento do PEP com pessoas que tiveram problemas diferentes, as faculdades envolvidas nem responderam as reclamações.

As instituições de ensino privadas não estão no site Consumidor.gov.br, criado pelo Governo para facilitar a resolução de reclamações.

Caso tenha problemas com o cancelamento do PEP procure o Procon da sua cidade. Lembre-se de anotar todos protocolos de contato e guardar todos documentos que trocar com a instituição e com pessoas relacionadas ao PEP. vVocê terá que usá-los caso seja necessário entrar com ação no Procon ou no Juizado Especial Cível.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. EU PRECISO NEGOCIAR MINHA DIVIDA COM PEP , MAIS TODOS TELEFONES ESTÃO OCUPADOS SEMPRE … ALGUÉM PODE ME PASSAR UM TELEFONE QUE VÃO ME ATENDER ????

    • Olá Amanda
      Muitas pessoas têm problemas para falar com o PEP. Não sabemos se você vai conseguir entrar em contato com eles, não existe informação sobre os telefones em lugar nenhum e a página da Kroton, que é a responsável pelas faculdades do PEP, simplesmente está fora do ar (deve ser por isso que os telefones também estão).
      Tentou entrar em contato com a secretaria da sua faculdade para saber se eles resolvem o problema?

      No Reclame Aqui as pessoas colocam as reclamações sobre o PEP no perfil da faculdade que faz. Entre em contato com a faculdade, se não resolverem, tente deixar reclamação pelo Reclame Aqui.

  2. Contratei o pep 30 , agora estou no 7 periodo de direito, estou pagando 60% de 1600 reais , que dá mais ou menos 977 reais, minha dúvida é a seguinte, existe alguns alunos na minha sala que estão pagando ,mais ou menos, 600 reais, na mesma grade horária, mesmo periodo, dei uma pesquisada e vi que eles não possuem bolsa, enfim, será que posso entrar com ação judicial, pois ja que o pep era pra ajudar , então porque, existe essa desproporção no valor do curso?

    • Olá Jeferson
      Se você tiver como provar essas coisas pode ser que consiga entrar com uma ação sim, converse no Procon para saber certo o que você precisa juntar para entrar com a ação. Caso não expliquem, veja no Juizado Especial Cível da sua cidade. Teria que verificar se seria um processo contra a faculdade por dar um valor de mensalidade muito mais alto para o PEP, o que faz com que o desconto da bolsa não seja desconto nenhum.
      Será que para outros estudantess que têm PEP50 a faculdade indica um valor ainda maior de mensalidade? Tudo isso poderia ser verificado.
      Mas somente você conversando com especialistas.

      No reclame aqui tem gente falando disso https://www.reclameaqui.com.br/anhanguera-uniderp-uniban/pep-30-anhanguera-verdadeiro-editado-pelo-reclame-aqui_tiWaTEsu7SO2aL1k/, eles alegaram que a pessoa que paga menos entrou com ENEM.

  3. Eu fiz o cancelamento da matrícula antes de começar as aulas. Ou seja não cursei um dia sequer. E vi um valor com pendência de pagamento. Isso é legal? Vi que é pelo PEP. Mas não cursei nada e cancelei a matrícula antes do início das aulas.

    • Olá Lidiane
      É importante você entrar em contato com eles para ter certeza que o valor não fique preso ao seu nome. Muitas pessoas reclamaram que foram cobradas mesmo após cancelamento. Se você cancelou no tempo certo eles não poderiam ter cobrado, a não ser que você tenha demorado à cancelar, tem que ver qual era o tempo para cancelamento que estava previsto no contrato. Não deixe de entrar em contato com eles senão você poderá ficar com nome sujo.

  4. Olá já tem 3 anos que curso design com pep 30 e agora no meu último ano devido a complicações financeiras terei que trancar ou cancelar gostaria de saber se terei que pagar multa se trancar a faculdade com o pep 30 ?

    • Olá Lucas
      Pode ser que tenha uma multa sim, é importante você verificar o regulamento do contrato que assinou pois vem escrito nele. Normalmente estes contratos possuem cláusula de fidelidade.

    • Olá Eva
      O ideal é você cancelar o mais rápido possível, muitas pessoas têm problemas com o cancelamento deste parcelamento, algumas faculdades decidem cobrar multa, mas normalmente tem um tempo limite para o cancelamento sem cobrança de multa. Como eles não especificam este tempo no regulamento oficial, é muito importante que você não fique esperando e fale logo com eles para ver dentro de quanto tempo é possível cancelar sem multa. Anote todos os protocolos de atendimento.
      Caso tenha problemas com cobranças e ache que foi cobrada irregularmente, você pode entrar com ação no Juizado Especial Cível.

    • Olá Victor
      Você precisa falar com o local onde fez a inscrição e solicitar o cancelamento. Se não fizer isso ficará gerando novas mensalidades que terão que ser pagas posteriormente, a dívida vai crescendo. Somente entrando em contato direto para saber em quantas vezes pode parcelar e qual o valor devido.
      QUalquer coisa ligue direto para a Kroton, eles são responsáveis pelas instituições relacionadas ao parcelamento PEP.

  5. Olá Boa Noite
    Eu faço uso do Pep 50, estou concluindo o 2° semestre, na verdade faltam 2 meses para concluí-lo, por motivos financeiros eu prevejo que conseguirei permanecer na instituição até o fim deste 2° semestre. Minha dúvida, caso eu não faça a rematrícula para o 3° semestre, e cancelasse o contrato com a instituição, eu pagaria alguma multa referente ao PEP ?

    • Olá Jaderson
      No site oficial do PEP eles não informam nada sobre multa no caso de cancelamento de matrícula. Nem no site da Kroton.

      Mas dei uma pesquisada e parece que tem sim multa, portanto pesquise bem, fale com os atendentes e funcionários da instituição para ter certeza sobre isso, anote todos protocolos de contato, todas as informações que te derem quando for realizar o cancelamento. Pois tem algumas reclamações dizendo que eles falam que não tem multa mas depois de alguns meses chega carta cobrando multa, que não é pouca não! Verifique tudo certinho, se falarem que não tem multa e depois cobrarem você pode entrar com processo no Procon.

      Infelizmente não parece ser tão simples o processo de cancelamento. Algumas pessoas receberam multas de 8 mil reais e 9 mil, com apenas dois semestres cursados e não estavam devendo nada.
      Abs

        • Olá Rhamyne
          Eles possuem dois regulamentos o PEP 50 e PEP 30.

          De acordo com o regulamento do PEP50 o saldo remanescente corresponde a 50% do valor da última mensalidade e a quitação do Saldo Remanescente será dividido em tantas parcelas quanto forem as necessárias para a quitação integral do Saldo Remanescente (mantendo este percentual de 50%).

          “Art. 4º – O valor correspondente a 50% (cinquenta por cento) de cada mensalidade escolar do semestre letivo do Curso (primeiro semestre de 2019 – 2019.1) (“Saldo Remanescente”) será parcelado pelo ALUNO junto à IES, sem juros, na forma prevista abaixo.

          Parágrafo Primeiro: O pagamento do Saldo Remanescente será iniciado pelo ALUNO após decorrido o tempo mínimo necessário para integralização do Curso pelo ALUNO (prazo mínimo de duração do curso), considerando o início deste prazo o mês imediatamente subsequente ao mês de conclusão do Curso pela turma a que originalmente (1º vínculo) pertencer o ALUNO.

          Parágrafo Segundo: A parcela inicial do Saldo Remanescente a ser paga pelo ALUNO corresponderá a 50% (cinquenta por cento) do valor da última mensalidade escolar do Curso, (mensalidade do último mês necessário para integralização do Curso pelo Aluno). Mantendo-se esse percentual de pagamento, a quitação do Saldo Remanescente será dividido em tantas parcelas quanto forem as necessárias para a quitação integral do Saldo Remanescente. O valor da parcela aumentará uma vez por ano, levando-se em conta a variação do IPCA relativo ao período.

          Parágrafo Terceiro: Sobre o Saldo Remanescente não serão aplicados juros de qualquer natureza.

          Parágrafo Quarto: Sobre o Saldo Remanescente será aplicada correção monetária mensal pelo IPCA, incidente 30 dias após a data de vencimento de cada mensalidade escolar devida pelo ALUNO e não quitada em virtude do parcelamento (mensalidade escolar devida ao longo do curso), ou seja, a correção monetária incidirá mensalmente desde o vencimento das mensalidades escolares conforme descrito no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, até o
          adimplemento total do Saldo Remanescente.”

          Se ainda estiver na dúvida ligue para eles para confirmar as informações.
          Abs

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.