Como criar senhas fortes


Como criar senhas fortes? Todo mundo sabe que hoje em dia na internet ninguém está seguro, mas sempre vale a pena se prevenir um pouco mais. Por isso é importante criar senhas fortes para os sites que acessamos. Contas em redes sociais contêm muitas informações privadas para serem roubadas por alguma pessoa. Veja agora algumas dicas de como formar senhas fortes e qual melhor maneira de gerenciar suas senhas.

Como criar senhas fortes

Estes são os detalhes importantes que você deve levar em conta quando for criar uma senha para alguma conta online.

  • tente usar mais de 13 caracteres (mas não adianta ser senha grande e óbvia);
  • não use palavras de dicionário;
  • sempre misture números, letras maiúsculas e minúsculas e símbolos;
  • se ficar difícil de decorar faça frases para lembrar os caracteres;
    • exemplo “Moro perto da igreja na casa 141. O IPTU era R$950 por ano.” a senha ficaria Mpdinc1.OIeR$9pa. (com 17 caracteres);
    • frases ajudam a lembrar senha, músicas também são muito boas para ajudar a lembrar (mas não escolha uma música óbvia).

É muito importante nunca usar a mesma senha em vários sites, use uma senha diferente para cada um! Pois se uma das senhas vazarem na web, não vai correr o risco de terem acesso a outro serviço que você tenha usado esta mesma senha.

Sites para criar senhas fortes

Existem alguns sites que criam senhas fortes automaticamente para você, são sites dos próprios gerenciadores de senhas que falaremos a seguir.

O gerador de senhas do 1Password cria senhas fortes com até 100 caracteres, números e símbolos, sendo possível escolher se quer senha aleatória ou senha fácil de memorizar ou PIN. Caso use senha fácil de memorizar escolha mais do que seis palavras.

Como criar senhas fortes
Como criar senhas fortes com gerador do 1Password

Também tem o gerador de senhas do LastPass que funciona do mesmo jeito do anterior.

Gerenciadores de senhas

O mais importante antes de criar suas senhas é ter um gerenciador de senhas. Sim, você pode achar que é besteira, mas não tem como uma pessoa criar uma senha forte diferente para cada conta que tiver na web e conseguir lembrar todas elas.

Estes gerenciadores de senha salvam todas as senhas que você criou para login nos sites e ajuda a fazer login automaticamente nas contas. As senhas ficam protegidas criptografadas por uma senha master. Esta senha master é a única que você vai precisar se lembrar.

Para usar é muito simples, ao abrir a página de login de um site que você tenha conta, ao invés de digitar sua senha e email para login, é só digitar a senha master para desbloquear a extensão do gerenciador e ele irá preencher os campos de login automaticamente (desde que você já tenha salvado os dados desta conta nele).

Qual usar?

Existem diversos gerenciadores de senha diferentes, mas estes são alguns dos melhores atualmente (gratuitos e pagos):

  • 1Password (pago) – um dos melhores gerenciadores de senha atualmente, com sincronização na nuvem (Windows, OS X, Android e iPhone);
  • LastPass (gratuito) – considerado o melhor gerenciador gratuito atualmente pois também sincroniza na nuvem (Windows, OS X, Android e iPhone);
  • Dashlane (pago) – gerenciador novo para competir com 1Password, funciona do mesmo jeito, com sincronização na nuvem (Windows, OS X, Android e iPhone), extensões para navegadores;
  • KeePass (gratutio) – não possui sincronização automática na nuvem, as senhas ficam guardadas localmente no seu computador, mas você pode sincronizar manualmente entre dispositivos e possui extensões para os navegadores.

Os gerenciadores de senha embutidos em navegadores como Chrome e Firefox ainda não são muito seguros e não possuem os mesmos recursos dos outros, portanto não indicamos eles aqui.

Aproveite também para ativar a verificação em duas etapas nas suas contas online. Assim você vai deixar suas contas com uma camada extra de segurança, sendo necessário senha e código de segurança para login.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.