Como criar uma lista dos programas instalados no Windows

Quando vamos formatar o computador ou se quiser transferir os programas para outro HD, pode ser necessário criar uma lista dos programas instalados e assim ficar mais fácil para reinstalar depois. Vamos explicar aqui como criar uma lista dos programas instalados no Windows usando o próprio Windows PowerShell, sem necessidade de instalar programas de terceiros.


Como criar uma lista dos programas instalados no Windows

Comece abrindo o PowerShell clicando no botão iniciar do Windows e escrevendo “powershell”. Clique em “Windows PowerShell” que aparecerá na parte superior do menu.

abrir Windows PowerShell botão iniciar

Digite o comando abaixo e aperte Enter no teclado:

Get-ItemProperty HKLM:\Software\Wow6432Node\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\* | Select-Object DisplayName, DisplayVersion, Publisher, InstallDate | Format-Table –AutoSize

Ele irá listar todos os programas que estão instalados no computador, com versão, nome do fabricante e data em que o mesmo foi instalado.

Como criar uma lista dos programas instalados no Windows

Como criar uma lista dos programas instalados no Windows

Para exportar a lista para a Área de Trabalho, digite o código abaixo no PowerShell e aperte Enter no teclado. Lembre-se de substituir NOMEDEUSUARIO pelo seu nome de usuário no Windows (se não souber qual é veja no segundo tópico).

Get-ItemProperty HKLM:\Software\Wow6432Node\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\* | Select-Object DisplayName, DisplayVersion, Publisher, InstallDate | Format-Table –AutoSize > C:\Users\NOMEDEUSUARIO\Desktop\Programasinstalados.txt

Salvar lista de programas do Windows na Área de Trabalho

O arquivo será salvo na Área de Trabalho do Windows. Quando abrí-lo aparecerão todos os programas listados como no PowerShell.

Arquivo txt dos programas instalados no Windows

Quem quiser salvar em outra pasta é só mudar o caminho especificado no final do código (C:\Users\NOMEDEUSUARIO\Desktop\Programasinstalados.txt) para o caminho que você quer.

Descobrindo nome de usuário

Se você não souber qual seu nome de usuário no Windows, basta abrir o Explorador de Arquivos, a pastinha amarela que aparece na barra de tarefas.

Explorador de Arquivos na Barra de Tarefas

Clique em “OS(C:)” no menu da esquerda e depois em “Usuários”. Seu nome de usuário aparecerá do lado direito da janela. No meu caso é “drirs” que eu teria que colocar no comando explicado acima.

Nome de usuário pasta Explorador de Arquivos Windows

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.