Techie

Como criar uma lista dos programas instalados no Windows

Quando vamos formatar o computador ou se quiser transferir os programas para outro HD, pode ser necessário criar uma lista dos programas instalados e assim ficar mais fácil para reinstalar depois. Vamos explicar aqui como criar uma lista dos programas instalados no Windows usando o próprio Windows PowerShell, sem necessidade de instalar programas de terceiros.


Como criar uma lista dos programas instalados no Windows

Comece abrindo o PowerShell clicando no botão iniciar do Windows e escrevendo “powershell”. Clique em “Windows PowerShell” que aparecerá na parte superior do menu.

abrir Windows PowerShell botão iniciar

Digite o comando abaixo e aperte Enter no teclado:

Get-ItemProperty HKLM:\Software\Wow6432Node\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\* | Select-Object DisplayName, DisplayVersion, Publisher, InstallDate | Format-Table –AutoSize

Ele irá listar todos os programas que estão instalados no computador, com versão, nome do fabricante e data em que o mesmo foi instalado.

Como criar uma lista dos programas instalados no Windows

Como criar uma lista dos programas instalados no Windows

Para exportar a lista para a Área de Trabalho, digite o código abaixo no PowerShell e aperte Enter no teclado. Lembre-se de substituir NOMEDEUSUARIO pelo seu nome de usuário no Windows (se não souber qual é veja no segundo tópico).

Get-ItemProperty HKLM:\Software\Wow6432Node\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\* | Select-Object DisplayName, DisplayVersion, Publisher, InstallDate | Format-Table –AutoSize > C:\Users\NOMEDEUSUARIO\Desktop\Programasinstalados.txt

Salvar lista de programas do Windows na Área de Trabalho

O arquivo será salvo na Área de Trabalho do Windows. Quando abrí-lo aparecerão todos os programas listados como no PowerShell.

Arquivo txt dos programas instalados no Windows

Quem quiser salvar em outra pasta é só mudar o caminho especificado no final do código (C:\Users\NOMEDEUSUARIO\Desktop\Programasinstalados.txt) para o caminho que você quer.

Descobrindo nome de usuário

Se você não souber qual seu nome de usuário no Windows, basta abrir o Explorador de Arquivos, a pastinha amarela que aparece na barra de tarefas.

Explorador de Arquivos na Barra de Tarefas

Clique em “OS(C:)” no menu da esquerda e depois em “Usuários”. Seu nome de usuário aparecerá do lado direito da janela. No meu caso é “drirs” que eu teria que colocar no comando explicado acima.

Nome de usuário pasta Explorador de Arquivos Windows

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!