Como cuidar de aranto em vaso
Como cuidar de aranto em vaso? O aranto, também conhecido como mãe-de-milhares ou Bryophyllum Daigremontianum ou Kalanchoe daigremontiana, é uma suculenta nativa de Madagascar. Muito tolerante à temperatura, é uma planta simples de cuidar. A seguir explicaremos sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo de aranto.
Como cuidar de aranto em vaso
A temperatura ideal para o kalanchoe é de 16 a 24°C e necessita de, pelo menos, quatro horas de sol por dia. Precisa de sol pleno ou meia-sombra.
Ela gosta de um solo bem drenado, pois nunca deve ficar encharcada. Use vaso com furo no fundo, e para melhorar a drenagem coloque areia ou perlita no solo. Se quiser utilize mistura de solo especial para cactos.
A rega deve ser realizada apenas quando o solo estiver seco, pois é uma planta que tolera a seca, mas odeia água demais. Sinta com o dedo se está seco em uma profundidade de 5 cm. Se deixar encharcado, sua raiz vai apodrecer! Evite deixar em local muito úmido como banheiro da casa.
Suas folhas verdes são longas, carnudas e oblongas, pode chegar a 20 cm de comprimento e 3 cm de largura. Pode atingir 90 cm de altura. As bordas das folhas possuem bulbos que contêm plântulas (embrião vegetal já desenvolvido). Essas plântulas podem se transformar em raízes enquanto ainda estão ligados à planta. Evite plantar com outras espécies.
O aranto pode florescer, mas nem sempre acontece. Normalmente é na estação mais quente e suas flores são pequenas acinzentadas que aparecem em cachos dispostos nas hastes.
Como fazer propagação?
Você pode realizar a propagação a partir das folhas jovens, basta cortar uma delas e colocar em um vaso pequeno com um pouco da mistura para cactos. Coloque a folha jovem na superfície do solo, cubra c
om filme plástico e coloque em local ensolarado. Mantenha o solo úmido, mas não encharque. Quando a planta estiver alta suficiente remova o filme plástico, depois passe para vaso maior.
É tóxica para cães e gatos?
Sim, o aranto é tóxico tanto para cachorro quanto para gatos, ele contém o princípio tóxico bufadienolídeo que pode causar vômito, diarreia, batimentos cardíacos irregulares. Portanto, não deixe em local que seu animal possa pegar.