Como dimensionar e limpar caixa d’água


Como dimensionar e limpar caixa d’água? Qual tamanho de caixa d’água que devo comprar para uma casa com três pessoas? E com cinco? De quanto em quanto tempo preciso fazer a limpeza? Neste post explicaremos um pouco sobre como ter idéia da quantidade de litros da caixa de água que você precisa para não ficar sem água e quais produtos utilizar na limpeza da mesma.

Como dimensionar caixa d’água

É importante dimensionar a caixa d’água da casa corretamente para não correr o risco de ficar sem água quando houver cortes no abastecimento devido à manutenções realizadas pelas empresas fornecedoras de água.

Normalmente deve-se fazer o cálculo para que a água dure, pelo menos, um dia de consumo, assim você não será prejudicado com o corte do fornecimento.

O cálculo deve ser feito de acordo com a quantidade de pessoas que vivem na casa. Se na sua casa moram 4 pessoas, então você deve calcular:

4 pessoas x 200 litros = 800 litros de água

Você então vai precisar de uma caixa d’água que possa armazenar 800 Litros.

Como dimensionar e limpar caixa de água
Como dimensionar e limpar caixa d’água

Uma dica caso não queira ficar com o uso tão restrito, é fazer o cálculo de maneira que dure dois dias. Se for possível, compre uma de 1600 Litros.

Detalhes antes da limpeza da caixa d’água

Uma informação que você não pode esquecer é que caixas d’águas devem ser limpas uma vez a cada seis meses. Isso porque a própria água chega com sujeira e esses resíduos vão se acumulando nas paredes internas da caixa d’água.

Antes de começar a lavar:

  • Separe baldes com água para utilizar na limpeza, pois você não deverá abrir a água até terminar.
  • Feche a bóia ou o registro da caixa d’água, para parar de entrar água na caixa.
  • Deixe menos de um palmo de água no fundo da caixa e tampe a saída de água para a sujeira não entrar para o encanamento da casa.

Passo a passo para limpar caixa d’água

Não utilize sabão e produtos químicos, nem palha de aço e vassoura. Esfregue apenas um pano úmido na parte interna da caixa d’água, paredes e fundo. Para remover sujeiras mais profundas utilize escovinha de fio de plástico macio.

Em seguida remova a água suja usando a pá de lixo e algum copo, ajude a remover usando pano e esponja. Remova toda a água suja do fundo. Depois abra a saída de água da caixa. Não use as torneiras nem a descarga da casa ainda!

Deixe entrar água na caixa até encher e adicione 1 litro de água sanitária para cada 1 mil litro de água. Se sua caixa for 2 mil litros coloque 2 litros de água sanitária. Não abra nada dentro da casa para essa água não sair! Deixe esta água parada por duas horas, que é o tempo para desinfetar a caixa e canos.

Quando passarem as duas horas pode abrir torneiras e apertar descargas para que essa água com água sanitária seja descartada. Não utilize para beber nem para tomar banho! Aproveite para lavar banheiros e jardim.

Depois que toda água for removida, abra a saída de água para a caixa encher normalmente. Tampe corretamente a caixa d’água para que não cair bicho que possam transmitir doenças.

Anote no calendário a data da desinfecção para repetir o processo daqui a 6 meses.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.