Como encontrar driver para dispositivo desconhecido no Gerenciador


Como encontrar driver para dispositivo desconhecido aparecendo no Gerenciador de Dispositivos? O Windows não conseguiu identificar um dispositivo/hardware do seu computador e está mostrando dentro do Gerenciador de Dispositivos como não identificado? Isso não quer dizer que o dispositivo é estranho, mas sim que o driver para ele não foi instalado corretamente.

A seguir explicaremos como descobrir o driver correto para este dispositivo que está aparecendo como desconhecido no seu Gerenciador de Dispositivo.

Encontrar driver para dispositivo desconhecido

Comece abrindo o Gerenciador de Dispositivos do Windows. Para isso clique no botão iniciar, digite Gerenciador de Dispositivos e clique na opção que aparecerá na parte superior do menu.

Gerenciador de Dispositivos Windows
Gerenciador de Dispositivos Windows

Ou aperte a tecla Windows (janelinha) e, sem soltá-la, aperte a letra R.

tecla Win tecla R Executar Windows

Digite devmgmt.msc e clique em Ok.

Abrir Gerenciador de Dispositivos pelo Executar Windows devmgmt.msc
Abrir Gerenciador de Dispositivos pelo Executar do Windows

Com o Gerenciador de Dispositivos aberto procure pelo dispositivo desconhecido. Dispositivos desconhecidos e outros dispositivos que não estejam funcionando corretamente normalmente aparecem dentro de “Outros dispositivos” e com um símbolo em triângulo amarelo com ponto de exclamação ⚠️. Clique com botão direito do mouse nele e selecione “Propriedades”.

Outros dispositivos Dispositivo Desconhecido Gerenciador de Dispositivos Windows

Vai abrir a janela das propriedades do dispositivo, clique na aba “Detalhes”. Depois dentro do campo “Propriedade” escolha “IDs de Hardware”. Clique com botão direito do mouse na numeração que aparece na primeira linha e escolha “Copiar” para copiar estes dados.

Os números ao lado de VEN_ são do Vendedor ID/ID do Fabricante e ao lado de DEV_ são do Device ID/ ID do dispositivo.

Como encontrar driver para dispositivo desconhecido Windows ID vendedor
Como encontrar driver para dispositivo desconhecido Windows

Agora cole na busca do Google a informação que copiou das propriedades do dispositivo desconhecido. Deverá aparecer o nome do hardware associado a este dispositivo desconhecido.

Buscar informações sobre dispositivo hardware ID Vendedor computador Windows
Buscar informações sobre dispositivo hardware ID Vendedor computador Windows

Com o nome do dispositivo, você pode procurar pelo driver na página oficial do fabricante. Por exemplo, site Microsoft com driver de milhares de marcas, site download drivers Intel e site de download drivers AMD.

É uma ótima maneira de descobrir driver de algum computador de marca que faliu, às vezes tendo o nome correto do hardware, mesmo com a empresa falida, você pode conseguir encontrar o driver que necessita para fazer o computador funcionar corretamente.

Configurações de instalação do dispositivo

É importante verificar se a opção do Windows para download automático de drivers está ativada no seu computador, assim o Windows baixa e instala as atualizações e não corre o risco de dar erro de dispositivo desconhecido.

Para verificar abra o Painel de Controle clicando no botão iniciar e digitando Painel de Controle. Dentro do Painel de Controle clique em Hardware e Sons, na tela seguinte clique em Dispositivos e impressoras. Quem preferir abra o Explorador de Arquivos, copie e cole o caminho abaixo:

Painel de Controle\Hardware e Sons\Dispositivos e Impressoras

Clique com botão direito do mouse em cima do dispositivo que é o seu computador e escolha Configuração de instalação do dispositivo.

Configurações de instalação do dispositivo Windows
Configurações de instalação do dispositivo Windows

A opção tem que estar em “Sim (recomendado)”. Se estiver em “Não” modifique para sim, depois clique novamente com o botão direito do mouse no seu computador e escolha “Windows Update” e faça atualização do computador.

Lembrando que mesmo com essa opção ativada, pode acontecer do Windows não conseguir identificar algum dispositivo.

2 comentários em “Como encontrar driver para dispositivo desconhecido no Gerenciador”

Os comentários estão encerrado.