Variedades

Como escolher ventilador de teto adequado

Quando chegam os dias quentes é um horror se não tivermos pelo menos um ventiladorzinho para dar uma refrescada. O ar condicionado é sempre melhor, mas nem todo mundo tem condições de deixá-lo ligado o dia inteiro por causa da conta de luz. Existem milhares de ventiladores no mercado, mas o ventilador de teto costuma fazer muito sucesso pois não ocupa espaço no local. Saiba como escolher ventilador de teto adequado para sua casa, qual tamanho correto, material das lâminas, modelos mais silenciosos etc.


Como escolher ventilador de teto adequado

Qual tamanho de ventilador de teto comprar?

É muito importante escolher o diâmetro correto para a ventilação ser homogênea em todo ambiente. Outra maneira de ter certeza que a ventilação será boa é pela vazão de ar (quantidade de vento que o ventilador escoa por segundo). O diâmetro tem que ser calculado de acordo com o tamanho do quarto ou sala em que será instalado.

O recomendado para vazão de ar e para diâmetro do equipamento é o seguinte:

  • Vazão de ar
    • Quartos/salas com até 10 m² – escolha ventilador de teto com até 1,7 m³/s
    • Quartos/salas com até 25 m² – escolha ventilador de teto entre 1,7 e 3,0 m³/s
    • Quartos/salas acima de 25 m² – escolha ventilador de teto com mais de 3,0 m³/s ou então coloque mais de um ventilador de teto no ambiente
  • Diâmetro
    • Quartos/salas com até 13 m² – ventilador de teto com diâmetro até 1,10 m
    • Quartos/salas entre 13 m² e 18 m² – ventilador de teto com diâmetro entre 1,10 m e 1,30 m
    • Quartos/salas com mais de 18 m² – ventilador de teto com diâmetro acima de 1,30 m

A potência é a mesma coisa que vazão de ar?

Não. Potência é o consumo de energia do equipamento, existem ventiladores de teto com muita potência mas baixa vazão de ar, ou seja, sua capacidade de ventilação é fraca. Por isso não deve-se ficar verificando a potência mas sim a vazão de ar.

É muito importante verificar também a eficiência energética do ventilador, que é a relação entra a vazão de ar e a potência do mesmo. Quanto mais alta a eficiência melhor, isto quer dizer que ele irá ventilar melhor gastando menos energia (luz).

Qual material das lâminas devo escolher?

As lâminas vão ser de acordo com gosto e ambiente em que será instalado.

As lâminas de plástico são recomendadas quando se quer algo que dure mais tempo, elas costumam ser de fácil manutenção mas não aguentam temperaturas muito altas, podendo deformar.

Já as de madeira também são muito utilizadas mas podem sofrer deformação com calor e umidade. Não recomendado para banheiro ou cozinha ou outro ambiente úmido.

As de metal são indicadas para qualquer ambiente da casa, duram bastante tempo e também são de fácil manutenção como as de plástico. Mas podem ser perigosas, portanto deve-se ter cuidado.

Como escolher ventilador de teto adequado

Como escolher ventilador de teto adequado para sua casa

Qual altura o ventilador de teto deve ficar?

O recomendado é sempre instalar o aparelho a 2,30 m do piso, pois se a pessoa levantar os braços não irá encostar nas lâminas. De preferência colocar centralizado no ambiente, mas se não for possível verifique onde as pessoas ficarão sentadas.

Para o ar circular melhor no cômodo, deve-se prender o ventilador à uma distância de 25 cm do teto. Quando o teto ficar muito longe do chão é necessário utilizar extensor. Por exemplo, se a distância entre o piso e o teto for de 2,75 m deve-se usar um extensor de 30 cm, para o ventilador ficar instalado na altura de 2,4 m do piso. Quanto maior a distância maior o extensor a ser usado.

Modelos de ventilador de teto mais silenciosos

Infelizmente o selo Procel indica apenas consumo de energia, eficiência energética e vazão de ar. Eles não divulgam informação sobre barulho do ventilador de teto, portanto não indica se o mesmo é silencioso ou não. O ideal é verificar na própria loja o aparelho ligado para ter idéia se é muito barulhento. Atualmente os modelos estão bastante silenciosos.

Uma coisa que pode-se levar em conta é que os ventiladores de teto com lâminas maiores costumam ser menos barulhento pois giram mais devagar.

O INMETRO divulgou uma lista das avaliações de várias marcas de ventiladores de teto. Aconselhamos a procurar pelos modelos letra A e com selo Procel, assim estará garantindo um menor consumo de energia e maior eficiência. Mas sempre verifique a vazão de ar de acordo com o ambiente que será instalado. Acesse as informações nesta página http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/ventiladores_de_teto_127v.pdf.

As marcas que se saíram melhor nos testes foram Aliseu, Arno, Latina, Hunter Fun, Westinghouse e Armazém do Lar. Mas existem diversas outras também muito boas que podem servir para sua casa. O importante ao escolher ventilador de teto adequado para sua casa é encontrar o que melhor lhe agrade, levando em conta as dicas acima.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!