Empregos & Afins

Como estudar de graça para concurso

A cada dia que passa mais e mais pessoas estão se preparando para tentar uma vaga de emprego através de concurso público. Mesmo com a redução de vagas em cargos federais, ainda existem várias vagas em concursos municipais e estaduais que oferecem inclusive ótimos salários além da estabilidade. Passar em um concurso não é tarefa fácil. Por conta da crise e da tal estabilidade como mencionamos anteriormente, são cada vez mais candidatos por vaga e uma boa preparação é fundamental para garantir a sua vaga. Mas tem como estudar de graça para concurso? Saiba mais abaixo.


Como estudar de graça para concurso

É verdade que com a popularização dos concursos públicos, um novo mercado acabou surgindo: o de cursinhos especializados, assim como aqueles que preparam para vestibular. É fato que eles irão te ajudar bastante a obter conteúdo para as provas e na maioria das vezes você terá um professor a sua disposição para tirar as suas dúvidas. Só que não é todo mundo que tem como pagar um curso deste porte ou então por estar trabalhando enquanto se prepara, não tem como frequentar uma sala de aula.

Como estudar de graça para concurso

Como estudar de graça para concurso

Por isso, hoje separamos algumas dicas que podem te ajudar a estudar de graça para concurso público ou também para um vestibular ou ENEM que você pretende encarar.

Pesquise por provas antigas

Esta dica vale tanto para quem quer prestar vestibular, ENEM ou fazer concurso público. Uma das melhores maneiras de estudar de graça para estas provas é procurando por provas antigas realizadas em anos anteriores. Procure também resolver as questões da prova dentro do tempo real da mesma. Por exemplo, o ENEM geralmente tem duração de quatro horas, sendo assim, o ideal é que você tente resolver os exercícios da prova em questão dentro deste tempo.

Alguns links para você procurar provas antigas de concursos:

Para encontrar mais provas antigas, basta fazer pesquisas relacionadas ao concurso que você deseja prestar.

Pesquise por vídeos no YouTube

O YouTube não é só para momentos de diversão. Ele pode te ajudar muito a encontrar aulas e vídeos relacionados ao assunto que você precisa estudar. Só é necessário ter cuidado para não se distrair assistindo vídeos que não interessam tanto ao propósito de estudo.

Visite blogs relacionados ao conteúdo que você procura

A internet é infinita. Com um pouco de paciência, é possível encontrar blogs com um ótimo conteúdo da matéria que você tanto procura. Tem muita gente compartilhando conhecimento online.

Faça grupos de estudo com pessoas com o mesmo interesse

Aproveite aquele tempo livre no final de semana ou na sua folga para se reunir com pessoas que estão passando pelo mesmo momento. Ao estudar em grupo, é possível que um tire a dúvida do outro e ainda pode resultar em maior facilidade para fixar a matéria.

Procure por resumos prontos e faça os seus também!

Mais uma vez a internet é sua grande aliada. Existem resumos prontos para os mais diversos tópicos de concursos públicos. Você pode baixar vários deles e estudar, mas não esqueça de preparar também os seus próprios resumos. Além de sintetizar a matéria que você deve estudar, ao escrever fica mais fácil de aprender e fixar a matéria.

Faça cursos gratuitos

Sites como o da Fundação Getúlio Vargas oferecem uma série de cursos gratuitos nas mais diversas áreas. São grandes fontes de conteúdo para quem pretende passar em concurso público.

Assista TV!

Mas calma! Só assista TV caso tenha algo relacionado com o concurso que você deseja prestar. Para quem está estudando para concursos que exigem matérias da área de direito, a TV Justiça apresenta ótimos conteúdos da área jurídica. Você também pode assistir pelo site.

Viu só como não é difícil estudar de graça para concurso? Dá para encontrar muito material gratuito, tudo que você precisa é ter disciplina e força de vontade para seguir com seus estudos e boa sorte!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!