Variedades

Como estudar no exterior


Estudar no exterior é o sonho de muitos adolescentes e estudantes brasileiros. É uma ótima forma de conhecer e vivenciar novas culturas, além de ganhar mais experiência. O que não faltam são relatos de pessoas que dizem que voltaram outras depois desta experiência.

O que eu preciso fazer para estudar no exterior?

Como estudar no exterior

Fazer um curso ou universidade no exterior é o sonho de muitos estudantes brasileiros

O estudante precisa antes de tudo, focar em uma área. O que você gostaria de fazer? Um intercâmbio? Um curso de idiomas? Um mestrado? Um curso de graduação?

Já sabendo o que você pretende fazer, é hora de correr atrás de informações e documentações necessárias para dar início ao projeto.

Qual o jeito mais fácil de estudar no exterior?

Sem dúvida o jeito mais fácil e simples de passar uma experiência fora é através do intercâmbio. Existem cursos de duas semanas até anos e a duração vai depender os seus planos e condições.

Dependendo do país, tudo que você precisa é ter dinheiro para pagar o curso, as passagens e os documentos necessários para emissão de visto. Se você quiser estudar inglês na Inglaterra por até seis meses por exemplo, não precisa solicitar um visto. Por isso, para quem quer ter uma experiência rápida sem muita dor de cabeça no exterior, os cursos de idioma são a melhor opção.

Cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado

Todo mundo sabe que os custos para fazer um curso de graduação no exterior são bem caros. Ter uma reserva financeira é fundamental. Existem ainda a possibilidade de bolsas que são fornecidas por instituições e também o programa Ciência Sem Fronteiras. Este último foi criado pelo Governo Federal justamente para promover o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação.

Pesquise sempre sobre a agência de intercâmbio

Sempre que for escolher uma agência para cuidar do seu intercâmbio, não deixe de pesquisar sobre a mesma. Procure por relatos de quem já usou o serviço e se não há reclamações em órgãos públicos sobre o serviço oferecido. Existem muitas empresas sérias, porém existem também aquelas que podem transformar o seu sonho em pesadelo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!