Variedades

Como estudar para o ENEM sozinho pela internet

Estudar para o ENEM não é uma tarefa fácil. A cada ano a prova fica mais difícil e a concorrência é também cada vez maior. O aluno precisa se preparar muito, principalmente se deseja alguns dos cursos mais concorridos no país.


Felizmente existem ferramentas para tornar esta tarefa um pouco mais simples. Principalmente se você não tem dinheiro para arcar com cursos caros, dá para estudar para o ENEM sozinho pela internet.

Dicas para estudar para o ENEM

– Escolha um “cantinho de estudos” onde pretende estudar. Se for estudar em casa, avise aos seus familiares que não deseja ser interrompido.

– Crie uma rotina de estudos: Procure sempre estudar nas horas em que é mais produtivo e esteja descansado.

Como estudar para o ENEM sozinho pela internet, imagem da menina estudando

Como estudar para o ENEM sozinho pela internet

– Refaça as provas de anos interiores: Ao refazer os exercícios aplicados em edições anteriores, você já fica mais familiarizado com o tipo de proposta cobrada. Uma outra dica para se preparar para a prova é, quando estiver próximo a data, refaça as provas dentro do tempo estipulado para a mesma. Desta maneira fica mais fácil cronometrar o tempo que você pode levar em cada questão. Para conseguir estas provas, basta acessar o site do INEP e pegar as provas e gabaritos.

– Pesquise sobre a prova: Reserve um tempo para pesquisar sobre o que é mais cobrado na prova e foque mais nestas áreas, mas não relaxe nas outras.

– Faça grupos de estudos: Organize dias para estudar com os seus amigos. É uma ótima oportunidade para trocar ideias e tirar dúvidas com um colega que pode ser mais “forte” em determinada matéria.

– Pratique a escrita sempre que possível: Todos sabem que a redação tem um peso grande na sua nota final. Escolha temas atuais e escreva textos de acordo com as regras da prova. Desta forma, é possível melhorar a sua escrita.

– Procure por apostilas grátis de exercícios na internet: Uma rápida pesquisa vai lhe trazer uma série de PDFs de exercícios.

– Dedique mais tempo as matérias em que você tem mais dificuldade.

– Use o YouTube a seu favor: O YouTube está repleto de aulas que podem esclarecer muitas das suas dúvidas, basta procurar sobre o tema. Mas nada de ficar vendo vídeos inúteis! Deixe este tipo de conteúdo para sua hora de lazer.

– Conheça o KhanAcademy: O KhanAcademy possui uma série de conteúdo de Física, Química e Matemática que podem ajudar muito nos seus estudos e é totalmente gratuito. Eles também possuem um canal no YouTube.

– Mantenha as notificações do celular desligadas: Na hora do estudo, toda a concentração é fundamental, por isso, desligue todas as notificações do seu celular!

– Faça pausas após longos períodos: Após uma certa quantidade de horas, você começa a perder a concentração e a dificuldade para estudar fica maior. Faça uma pausa pois isso irá colaborar para a sua produtividade depois.

– Escreva resumos das matérias: Além de fazer muitos exercícios, você também pode escrever resumos das matérias que estiver estudando. Ao escrever sobre o assunto, é possível fixar mais facilmente a matéria.

Engana-se quem acha que não é possível estudar para o ENEM sozinho. É claro que não serve para todos, pois deve-se ter muita disciplina para alcançar o objetivo. Mas, com esforço, você chega lá.

Confira também algumas dicas para espantar o sono enquanto estuda.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 Comentários