Como excluir chave Pix quando troca número de celular

Como excluir chave Pix quando troca número de celular ou de email? Como Pix podemos utilizar o CPF, chave gerada aleatoriamente, email ou número do celular. Mas o que acontece se eu perder meu número de celular, será que pode remover o número errado do Pix e mudar para outro? O mesmo vale para o email, caso meu email seja hackeado e perca acesso, será que posso trocar por outro email no aplicativo do banco? A seguir explicamos o que fazer caso tenha trocado de número de celular ou de email, para que pagamentos e transferências feitos para você, não caiam para outra pessoa.


Pode excluir chave Pix quando troca número de celular ou email?

Caso tenha trocado de número de celular ou de email que estava cadastrado como Pix, você pode e deve excluir o mais rápido possível o seu Pix! Esses dois tipos de chaves Pix não podem ser editados. Depois que tiver excluído, adicione o novo número de celular ou novo email como sua nova chave Pix. Quem quiser pode criar a nova chave Pix antes mesmo de excluir a antiga, pois cada pessoa física pode ter até 5 chaves Pix em uma conta bancária.

ATENÇÃO! É importante informar que exclusão, alteração ou portabilidade de uma chave Pix tem que ser disponibilizada pela instituição bancária de 8 às 20 horas. Entre esses horários não é garantia de que você vai conseguir realizar o processo, depende de cada banco.

Para excluir sua chave Pix errada:

1. Abra o aplicativo do seu banco ou fintech onde está registrada a chave errada.

2. Toque no botão Pix que estiver aparecendo na tela inicial.

3. Toque em Minhas chaves.

Minhas chaves PIX app Banco do Brasil

4. Toque em cima da chave Pix que deseja excluir.

5. Toque na opção Excluir.

Como excluir chave Pix quando troca de número de celular ou email
Como excluir chave Pix quando troca de número de celular ou email

6. Confirme a exclusão da chave Pix errada.

A chave Pix será apagada do DICT (Diretório de Identificadores de Contas Transacionais) do Banco Central e não estará mais vinculada ao seu nome nem à instituição financeira.

Depois de excluir a chave PIX, cadastre uma nova chave para fazer seus pagamentos, veja este post como cadastrar chave PIX nos bancos.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.