Variedades

Como fazer desinfetante caseiro de casca de laranja ou limão


Se você costuma procurar sobre maneiras de limpar a casa sem usar produtos industrializados provavelmente já encontrou pessoas falando sobre desinfetante caseiro. Algumas usam apenas vinagre, mas o vinagre não deixa cheirinho gostoso na casa. Vamos ensinar aqui a como fazer desinfetante caseiro de casca de laranja ou limão, assim sua casa vai ficar com cheirinho das frutas ao invés de somente vinagre.

Como fazer desinfetante caseiro de casca de laranja ou limão

Uma das receitas mais conhecidas é fazer um concentrado com casca de laranja ou limão, o que você preferir. Depois diluir este concentrado para passar nas superfícies.

Para fazer o concentrado misture em um pote de vidro grande as cascas de 3 a 4 laranjas ou limão com vinagre branco até cobrir por completo as cascas. Deixe descansar por duas a três semanas, quanto mais tempo deixar mais concentrado ficará. Dentro deste tempo de espera, de vez em quando, dê uma agitada no vidro para dar uma misturada em tudo. Vai virar quase uma calda.

Como fazer desinfetante caseiro de casca de laranja ou limão

Como fazer desinfetante caseiro de casca de laranja ou limão

Quem quiser pode utilizar direto assim, colocando um pouco do concentrado dentro do borrifador e borrifando os locais da casa, depois passando pano (bom para manchas pesadas como gordura, sabão etc). Mas se achar que ficou muito grosso pode diluir um pouco.

Para diluir coloque uma quantidade do concentrado de laranja no borrifador e a mesma quantidade de água. Agite o borrifador com força para misturar bem. Depois é só borrifar onde quiser usar e passar pano limpo. A maioria das pessoas utilizam em superfícies da cozinha e do banheiro, para dar cheirinho bom.

Se não utilizar o concentrado todo pode deixar no pote e depois adicionar mais cascas e mais vinagre para cobrí-las.

É importante lembrar que este desinfetante não pode ser aplicado em todas as superfícies pois a laranja e limão são ácidos. Não use em mármore, granito ou pedras do tipo. Não use em superfícies pintadas pois poderá descolorir.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!