Variedades

Como fazer geleia caseira


A cada dia que passa, mais e mais pessoas estão preocupadas com a alimentação. É importante procurar reduzir mais o consumo de industrializados. Alguns produtos populares na lista de supermercado podem ser preparados em casa, sem muito trabalho. Um exemplo bom é o molho de tomate. O feito em casa é muito mais saboroso e saudável. Outro produto muito popular é a geleia de frutas. Mostraremos como fazer geleia caseira é simples e fácil, sem contar que é muito mais saudável também.

Receitas para fazer geleia caseira

Como fazer geleia caseira

Você pode fazer geleia caseira em quantidades maiores e compartilhar com amigos e familiares.

Sempre que se fala em preparar algo em casa, muita gente já relaciona isso com “excesso de trabalho”. Mas não é bem assim. Claro que não é tão prático quanto pegar um potinho de geleia industrializada e abrir no café da manhã. Mas pensar que ao preparar o seu produto, você irá consumir somente o que colocou na panela, não tem preço.

Fazer geleia caseira é bem simples e muitas receitas não tem passos muito complicados. Aproveite uma tarde chuvosa e prepare vários potes. Veja as receitas logo em seguida.

Receita da Geleia de Frutas Vermelhas

Você vai precisar de cerca de 400 gramas de morangos, 300 gramas de framboesas, 300 gramas de mirtilos, 200 gramas de cerejas, suco de meio limão, uma xícara ou mais de açúcar.

Para preparar, leve os ingredientes a uma panela e adicione o açúcar. Vá mexendo em fogo baixo até “engrossar”. Adicione o suco de meio limão. Prove o açúcar. Se desejar, adicione mais até ficar doce o suficiente para o seu gosto. Ficando na consistência que você deseja, deixe esfriar e acondicione em potes esterilizados.

Receita da Geleia de Damasco

Bata no liquidificador cerca de 150 gramas de damasco seco, 100 ml de água, 1 xícara de açúcar e suco de meio limão. Em seguida, leve esta mistura a uma panela e fique mexendo em fogo baixo até que atinja a consistência desejada. Deixe esfriar e acondicione em potes esterilizados.

Receita de Geleia de Tangerina

Peque cerca de 12 tangerinas e pique bem, separando as sementes. Em uma panela coloque as frutas já picadas, cerca de 400g de açúcar e um copo de água. Vá mexendo em fogo baixo até que fique na consistência desejada.

Viram que nenhuma das receitas leva conservantes? Este é o verdadeiro valor de consumir um produto feito em casa.

Como esterilizar os potes

O ideal é ferver o vidro e a tampa (desde que não seja plástica) em uma panela com tamanho suficiente para cobrir os vidros. Deixe ferver por cerca de cinco minutos e retire para escorrer e armazenar a sua geleia. Caso as tampas sejam plásticas, apenas escalde em água fervente e seque em seguida. Não ferva tampas plásticas pois elas podem liberar toxinas.

Viram como fazer geleia caseira é simples? Vá aos poucos adotando esta prática para a sua família. Com certeza sua saúde e seu bolso agradecem!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!