Saúde e Beleza

Como fazer jejum intermitente para emagrecer


Está querendo começar uma dieta e escutou falar sobre o jejum intermitente JI? Ele tem sido adotado por muitas pessoas e vem fazendo muito sucesso principalmente por que permite uma perda de peso e traz benefícios para saúde em alguns meses. Para quem não tem idéia, ele é exatamente o que o nome diz, você alterna períodos em que pode comer e períodos em que faz jejum. Este jejum pode variar de 12h, 14h, 16h, 18h e até 24 horas sem comer. Mas como fazer jejum intermitente para emagrecer? Tem alguma regra que deve ser seguida?

Como fazer jejum intermitente para emagrecer

É importante lembrar que para fazer o jejum intermitente é aconselhável que você já esteja em alguma dieta ou com alimentação saudável comendo verduras, legumes e frutas, além das proteínas. Não adianta ficar em jejum e comer chocolate ou fast-food depois. Se está procurando uma boa opção de dieta em conjunto com o jejum intermitente, muitos nutricionistas recomendam a dieta Low-Carb ou Paleo, que são parecidas. Lembrando que estas dietas não são o mesmo que a dieta da proteína!

O que acontece no jejum e como começar?

Ao fazer o jejum você pula refeições e obriga o corpo a buscar energia em outro lugar que não do alimento. O corpo começa a queimar gordura armazenada para conseguir esta energia. Além disso faz uma limpeza jogando fora o “lixo” que se acumula nas células, este processo é chamado de autofagia celular.

A primeira coisa que você precisa fazer é se decidir sobre o tempo que será o jejum. Para começar o aconselhável é ficar por 12 horas sem comer, não comendo nada no café da manhã. Esta é maneira mais simples e fácil de começar o jejum intermitente e depois conseguir aumentar o horário de jejum. Se você não aguenta ficar sem o café da manhã pode escolher uma outra refeição que ache que fica mais fácil de pular. No horário do jejum você pode beber água, café, chá, refrigerante diet, chimarrão, água com gotas de limão, tudo sem açúcar!

Depois de se acostumar com o jejum de 12 horas você pode tentar um dos outros:

  • Método 16/8 (Leangains) – você come em 8 horas e fica em jejum por 16 horas, podendo fazer de duas a três refeições dentro destas 8 horas, comendo entre 13 h e 21 h ou, quem preferir, das 12 às 20 h.
  • Eat-Stop-Eat (Coma-Pare-Coma) – jejum de 24 horas, você pára de comer por um dia inteiro e volta a comer no dia seguinte, podendo ser realizada de 1 a 3 vezes na semana.

Lembrando que em qualquer um deles você pode beber água, café, chá, refrigerante diet, chimarrão, água com gotas de limão, tudo sem açúcar!

Como fazer jejum intermitente para emagrecer

Como fazer jejum intermitente para emagrecer

Qualquer pessoa pode fazer?

A maioria das pessoas podem utilizar o recurso do jejum sem terem problemas, uma vez que ele traz diversos benefícios para saúde. Mas é importante que esteja seguindo uma alimentação saudável senão não adianta nada.

Atenção! O jejum não deve ser praticado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Nem por crianças pois estão em fase de crescimento. Nem por pessoas que façam uso de algum medicamento para condições médicas como diabetes ou doenças nos rins ou pessoas que passaram por cirurgia. Nestes casos procure o médico para saber como prosseguir.

Benefícios do jejum intermitente

Algumas pessoas ficam surpresas com os benefícios do jejum para saúde, estes são alguns deles:

  • Você estará promovendo a autofagia celular (de acordo com o Nobel da Medicina o jejum faz as células entrarem em estresse e ativarem a auto-limpeza do organismo, pois ela passa a “comer” partes internas para sobreviver, destruindo tudo de ruim no organismo)
  • Estará aumentando sua expectativa de vida, longevidade (justamente pelas células estarem se renovando com a autofagia)
  • Estará evitando avanços de doenças neurodegenerativas
  • Estará aumentando a sensibilidade à insulina ativando a perda de gordura. Quando o corpo não tem insulina ou ela é baixa, a glicose não é absorvida nas células do corpo, ele começa a usar a gordura como sua fonte de energia, auxiliando no emagrecimento.
  • Estará prevenindo doenças do coração (já existem estudos sobre o caso)
  • E combatendo estresse oxidativo e à inflamação

Agora que você sabe como fazer jejum intermitente para emagrecer e que não são poucos seus benefícios para saúde, está esperando o quê para começar sua dieta?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!