Variedades

Como fazer queijo muçarela


O queijo mussarela verdadeiro é feito com leite de búfala, por issso é chamado mozzarella di bufala. Mas algumas pessoas consideram esta versão muito aguada para ser utilizada em pizza, além de perder o sabor quando armazenada. A variação com leite de vaca, chamada Fior di latte é mais espessa e não azeda quando armazenada. O mais interessante é que a versão da muçarela com queijo de vaca pode ser preparada em casa. Veja agora como fazer queijo muçarela caseiro utilizando o leite de vaca, coalho e sal.

Atenção! Não tem como utilizar vinagre para fazer muçarela pois não rende e faz esfarelar. Não é aconselhado fazer com leite de caixinha nem leite gelado, o melhor é leite de vaca fresco (leiteiro local) ou saquinho (leite pasteurizado integral). Para testar se o leite serve para fazer a mussarela, ferva um litro dele antes e deixe esfriar. Se a nata ficar grossa e amarelada pode utilizá-lo. Mas não ferva o leite antes de fazer o queijo, é errado!

Como fazer queijo muçarela

Ingredientes e utensílios

Estes são os ingredientes que você irá utilizar:

3 ou 4 litros de leite fresco integral (A) em temperatura ambiente (35ºC) (não ferver antes!!)

1 colher de sopa de coalho líquido ou uma tampinha (tamanho de refrigerante)

1 colher de sopa de sal

Estes são os utensílios de cozinha que você irá precisar:

Vasilha de plástico

Peneira

Panela inox (para cozinhar a massa)

Termômetro de comida (se precisar aquecer o leite até 35ºC)

Colher ou escumadeira

Forma para o queijo

Como fazer queijo muçarela

Como fazer queijo muçarela caseiro

Como preparar

Em uma vasilha coloque o leite com o coalho, mexa e deixe por 1 hora (se estiver tempo frio tampe a vasilha). Se na sua cidade estiver muito frio, aqueça riapidamente o leite até 35ºC antes de misturar com o coalho, use termômetro para verificar a temperatura na panela. Se passar da temperatura aguarde baixar para 35ºC antes de misturar. Em seguida adicione o sal, misture tudo rapidamente e deixe por mais uma hora para coalhada baixar e poder coar. Não mexa na vasilha neste tempo!!

Vai formar uma coalhada espessa e um pouco brilhante. Você pode sentir colocando o dedo no pote ou puxando com uma escumadeira. Se ainda não houve separação da coalhada e soro, deixe mais alguns minutos.

Em seguida coe a coalhada para remover o soro. Separe um pouco do soro para ser utilizado no cozimento. Deixe a coalhada na peneira secando por 24 a 36 horas, um dia a um dia e meio secando, para sair bem o soro dela.

No dia seguinte coloque o soro que ficou reservado em uma panela para ferver, três dedos do soro. Deixe ferver, diminua o fogo e adicione a massa que deixou secando. Deixe ela na panela até cozinhar, não mexa enquanto cozinha!!! Ela vai derreter como se fosse queijo derretido, vão ficar grumos grandes.

Depois tire a massa da panela e passe para uma forma com tampa. O queijo vai ficar no formato desta forma que você está utilizando.

Coloque a forma tampada na geladeira para gelar por uma hora e formar a muçarela. A firmeza do queijo vai depender do tempo que deixar na geladeira.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário