Saúde e Beleza

Como fazer repelente caseiro

Fazer repelente caseiro pode se tornar uma alternativa para combater o mosquito Aedes Aegypti, que transmite três doenças, que se não cuidadas podem levar a óbito ou então causar doenças ainda mais graves.


Nos últimos meses, as manchetes dos jornais e telejornais em sua grande maioria são sobre o vírus da Zika e os inúmeros casos de microcefalia e Síndrome de Guillain-Barré que surgiram a partir da primeira doença. Por isso, a prevenção e eliminação do mosquito que causa este transtorno é fundamental para diminuirmos os casos em todo o país.

Do nada adianta usar repelentes se os criadouros de mosquitos ainda são muitos. Por isso, a principal recomendação para a população é reservar ao menos 10 minutos do seu dia para verificar o seu quintal, a sua casa, a área onde você vive para encontrar possíveis focos e criadouros de mosquitos.

Verifique se existe água parada em pratinhos de plantas, tampinhas de garrafas, potes, garrafas, pneus ou até mesmo plantas que podem acumular água em seu interior. Se você tem pratos nos vasos de plantas coloque areia e lave-os bem com esponja, pois as larvas do mosquito podem sobreviver mesmo com estes pratos secos. Veja no site Rio contra a dengue mais dicas para eliminar os focos de mosquitos na sua residência.

Saiba quais são os principais sintomas do Zika vírus

Dá para fazer repelente caseiro em casa?

Como fazer repelente caseiro

O Aedes Aegypti deve ser combatido por todos. Ele é responsável pela transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya.

Uma das muitas armas contra o mosquito é também o repelente. Eles praticamente sumiram da farmácia e quando são encontrados, estão com preços bem elevados. Não existe comprovação científica de que os repelentes caseiros funcionam tão bem quanto os industrializados, por isso, teste por sua conta e risco. As crianças e gestantes ainda devem ter mais atenção ao aplicar qualquer produto na pele. Siga sempre as instruções da embalagem e em caso de dúvidas, procure um médico dermatologista.

Receitas de repelente caseiro

Opção 1: Misture bem 1 frasco de hidratante Proderm com 1 colher de olho essencial de alfazema. Aplique no corpo várias vezes por dia.

Opção 2: Para espantar moscas do ambiente, espete cravos da índia em uma unidade de laranja ou limão. Deixe ao ar livre para espantar as moscas do local.

Opção 3:  Separe 500ml de álcool, 2 colheres de sopa de cravo da índia e 100 ml de óleo de amêndoas. Despeje o álcool em uma garrafa de vidro e coloque os cravos. Deixe os cravos de molho no álcool por um período de 4 a 8 dias. Agite algumas vezes no decorrer dos dias. Após este período, adicione o óleo de amêndoas e coloque em borrifadores. Pode-se então aplicar nas áreas mais expostas do corpo a cada seis horas.

Para espantar mosquitos da casa, além de fazer repelente caseiro, você também pode usar os aparelhos elétricos. Estes são encontrados em supermercados ou então as famosas velas de citronela também são boas para espantar mosquitos.

De nada adianta usar repelentes se cada um não fizer a sua parte para acabar com o mosquito. Faça sua parte e também alerte seus vizinhos e amigos!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário