Finanças

Como fazer um empréstimo consignado

Empréstimo consignado é uma das maneiras mais “baratas” e seguras de se pegar dinheiro emprestado disponível no país. Ele oferece segurança para quem está emprestando o dinheiro e facilidade para quem paga. Isto pois cobra as taxas mais baixas do mercado e as parcelas já vem descontadas na folha de pagamento. Evitando o transtorno de emitir cheques pré-datados ou então enfrentar filas em bancos para realizar o pagamento das parcelas através de boletos. Mas como fazer um empréstimo consignado? Onde posso solicitar? Qual valor? Saiba tudo abaixo.


Fazer um empréstimo consignado

Como fazer um empréstimo consignado

O empréstimo consignado possui taxas mais baixas que as do cartão de crédito e do cheque especial.

Para que a pessoa esteja elegível a fazer um empréstimo consignado, ela deve ser aposentada ou pensionista do INSS, servidor público federal, estadual ou municipal, ou ainda militar das forças armadas.

Qual o valor permitido para empréstimo?

Nesta modalidade de empréstimo, é importante avaliar o valor da parcela que será paga. Esta não pode ultrapassar 30% do rendimento do trabalhador.

Por exemplo, se a pessoa recebe um salário mínimo. Em 2016 tinha o valor de R$880,00, não pode ter uma parcela maior do que R$264,00, que equivale a 30% do valor. Outros fatores que influenciam no valor do empréstimo são as taxas de juros e a quantidade de parcelas a serem pagas. Geralmente a quantidade de parcelas pode variar entre 72 e 96, dependendo do convênio realizado com o Banco.

Posso ter mais de um empréstimo consignado ao mesmo tempo?

Sim, desde que o valor das parcelas não ultrapasse o valor máximo permitido por lei. Que é 30% do valor da renda.

Onde posso solicitar o empréstimo

Para solicitar o empréstimo consignado, o trabalhador pode se dirigir a qualquer instituição financeira regularizada pelo Banco Central. O ideal é que sempre faça uma pesquisa antes de solicitar o seu dinheiro, pois as taxas de juros são diferentes entre as instituições. Os bancos geralmente costumam oferecer taxas melhores que financeiras. Mas nem sempre o banco que você tem conta oferecerá a melhor taxa.

Depois de escolher a instituição financeira, basta se dirigir até o local com documento de identidade, CPF, comprovante de residência e contracheque. Em alguns casos, como no Rio de Janeiro, o servidor ainda precisa levar o token de segurança para solicitar o dinheiro. Sem este token não há como fazer o empréstimo.

E se eu estiver com restrição no CPF, posso realizar um empréstimo mesmo assim?

Por ter as parcelas descontadas diretamente em folha, mesmo que a pessoa tenha restrições no CPF. Mesmo que ela esteja com nome sujo, poderá realizar um empréstimo consignado sem problemas, desde que ainda tenha margem consignável disponível.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

4 Comentários