Techie

Como iniciar Android em modo de segurança

Às vezes o smartphone Android começa a dar problemas do nada como ficar reiniciando sem parar, travar ou ficar lento demais, a bateria acabar rápido demais e outros erros comuns que podem ser causados por aplicativos de terceiros. Nestes casos uma maneira de solucionar o problema é iniciar o Android em modo de segurança. O modo de segurança funciona como no Windows, o sistema desativa todos aplicativos de terceiros e abre como veio de fábrica, limpo, para você conseguir descobrir qual app está causando o problema. Veja agora como iniciar Android em modo de segurança.


Como iniciar Android em modo de segurança

Modo de segurança Android 4.1 ou superior

A maneira mais usada para entrar no modo de segurança no Android é, com o Android ligado, aperte e segure o botão Power (Ligar/Desligar) até aparecer o menu para desligar ou reiniciar o dispositivo.

botão power no smartphone

Toque e segure em cima de “Desligar” no menu (toque longo). Vai aparecer o aviso na tela perguntando se você quer reiniciar o aparelho em modo de segurança, toque em “Ok”.

toque desligar Androidreiniciar em modo de segurança Android

Depois é só aguardar, ele irá reiniciar e abrirá em modo de segurança. Você saberá que está em modo de segurança pois aparece escrito no canto inferior esquerdo da tela.

Como iniciar Android em modo de segurança

Como iniciar Android em modo de segurança

Modo de segurança Android 4 ou inferior

Nos modelos antigos de Android não existe um padrão para ativar o modo de segurança.

Alguns você precisa segurar uma combinação de botões junto com o power para ativar, outros apertando e segurando o botão power e quando aparecer o logo da empresa apertar teclas de volume.

Se seu aparelho for antigo o mais adequado é procurar no Google. Basta buscarr por algo como “Iniciar modo de segurança Motorola Droid” sem as aspas substituindo o Motorola Droid pelo modelo do seu dispositivo. Ou então procurar no site oficial da marca.

O que fazer depois de iniciar em modo de segurança

Depois que iniciar em modo de segurança use o aparelho como usa normalmente. Acesse internet, veja emails, envie mensagens, faça ligações e todas as outras coisas. Deixe em modo de segurança por um tempo para testar corretamente. Se ele não der o mesmo problema que estava dando antes, então com certeza é um aplicativo de terceiros que estava causando o problema.

Você vai precisar descobrir qual é o aplicativo culpado. Comece a desinstalar os aplicativos mais recentes. Desinstale os que achar que estão causando o problema e reinicie o aparelho normalmente para sair do Modo de Segurança. Se o Android funcionar normalmente depois vá instalando um por um os aplicativos que desinstalou e use-os para testar. Caso o problema volte a ocorrer após reinstalar algum app, então remova-o e não instale-o mais. Caso não ocorra mais problema após instalar os aplicativos, pode ser que o problema tenha sido corrigido com a reinstalação deles.

Se o problema voltar a ocorrer mesmo após remover os aplicativos de terceiros pode ser necessário realizar a formatação para configuração de fábrica. Basta entrar em “Configurações” > “Fazer backup e redefinir” > “Restaurar para configurações de fábrica” / “Configuração original”.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!