Como limpar pagefile.sys ao desligar o computador


Como limpar pagefile.sys ao desligar o computador? Neste post explicamos como editar o Registro do Windows Home para que o arquivo de paginação seja apagado sempre que desligar o computador. Também explicamos como modificar pelo Editor de Política de Grupo caso tenha Windows Enterprise ou Pro.

Muitas pessoas não sabem, mas o Windows usa um arquivo de paginação conhecido como Pagefile.sys como memória virtual adicional quando a memória RAM fica cheia. Esse arquivo pode conter dados sensíveis que não são apagados ao reiniciar ou desligar o computador, como acontece com a RAM. Mas o usuário pode modificar o registro para que esse arquivo seja apagado sempre que o computador for desligado.

Cuidados

Atenção! É importante informar que ao ativar esta opção, o computador irá demorar bastante tempo para desligar, podendo levar vários minutos para concluir o desligamento. O processo depende da velocidade do disco rígido (HD) e do tamanho do arquivo de paginação pagefile.sys. Isso ocorre pois o Windows escreve zeros em cada bit desse arquivo, para que os dados não possam ser recuperados caso alguém remova o HD do computador.

Como o processo é feito pelo Editor de Registro, é importante ter muito cuidado para não fazer nada errado, senão poderá causar erros graves no sistema. Tenha certeza de que é isso que quer fazer. Não esqueça de fazer backup do Registro caso dê algo errado.

Processo para limpar pagefile.sys ao desligar o computador

Abra o Editor de Registro do Windows, aperte no teclado a tecla Windows (janelinha) junto da tecla R. Digite regedit e clique em “Ok”.

Comando Regedit no Windows

No menu da esquerda navegue até a chave especificada abaixo, quem quiser pode copiar e colar na barra do Editor de Registro.

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management

Do lado direito você irá ver a opção “ClearPageFileAtShutdown”. Se não estiver aparecendo no seu clique com botão direito do mouse em “Memory Management” no menu da esquerda e selecione “Novo > Valor DWORD (32-bit)”. Coloque o nome como “ClearPageFileAtShutdown” sem as aspas.

Dê dois clique com o mouse em cima do ClearPageFileAtShutdown, modifique o campo “Dados do valor” para 1 e clique em “Ok”.

Como limpar pagefile.sys ao desligar o computador
Como limpar pagefile.sys ao desligar o computador

Quando você quiser desativar este recurso, para ele não limpar mais o Pagefile.sys ao desligar, volte na mesma chave e modifique o ClearPageFileAtShutdown de volta para 0 (zero).

Para Windows 10 Pro ou Enterprise

Quem tem alguma dessas versões do Windows pode fazer todo o processo pelo Editor de Política de Grupo.

  1. Aperte no teclado a tecla Windows junto da tecla R para abrir o Executar.
  2. Digite gpedit.msc e clique em “Ok”.
  3. No menu da esquerda entre em “Configurações do Windows”.
  4. Entre em “Configurações de segurança”.
  5. Depois “Diretivas Locais”.
  6. Selecione “Opções de Segurança”.
  7. Do lado direito da janela dê dois cliques em “Desligamento:limpar arquivo de paginação de memória virtual”.
  8. Modifique para “Habilitada” e clique em “Ok”.
Limpar arquivo de paginação ao desligar Windows pelo Editor de Política de Grupo

Caso queira desfazer é só retornar para o Editor de Política de Grupo Local e modificar de volta para “Desabilitada”.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.