Como não deixar salgadinhos explodirem


Como não deixar salgadinhos explodirem? O que fazer para evitar a explosão da coxinha e bolinha de queijo quando fritar no óleo? Cuidados que se deve ter ao fritar salgados no óleo para não correr o risco de sofrer queimaduras, qual a temperatura correta do óleo e o que causa a perigosa explosão.

Especificamos a coxinha e a bolinha de queijo pois são os tipos de salgadinhos mais comuns de ocorrer explosão. Isto porque na coxinha pode ficar espaço com ar devido ao seu formato de gota, este ar explode ao ser aquecido. E no caso da bolinha de queijo, quando o queijo derrete forma bolha de ar que ao aquecer também pode explodir.

Como não deixar salgadinhos explodirem

Cuidados no preparo da massa

É preciso usar farinha de trigo de boa qualidade e sem fermento, a farinha de boa qualidade não absorve tanta gordura. Também é importante utilizar na massa o leite (ou leite misturado com água) e a manteiga. Um estudo feito pela Zini Alimentos da farinha Fioccopan, mostrou que coxinha feita apenas com água foram as que mais explodiram.

Sove bastante a massa para ficar bem homogênea e não ocorrerem rachaduras.

Como não deixar salgadinhos explodirem ao fritar
Como não deixar salgadinhos explodirem ao fritar

Atenção ao processo de cozimento da massa, ele tem que ser homogêneo e completo, macia e com liga. Não pode ficar nem cru e nem cozida demais parecendo plastificada. Se ficar crua poderá rachar no momento da fritura, e se ficar cozida demais não vai permitir o ar sair e a explosão poderá ser ainda pior.

Uma dica é deixar a massa esfriar no congelador por 1 hora antes de modelar. Assim a farinha vai aderir melhor à massa.

Cuidados no recheio dos salgadinhos

Nunca coloque recheio demais, exagero de recheio faz a coxinha abrir no momento da fritura. Também não exagere nos temperos que liberam água como cebolinha, salsinha e tomate.

Quando montar a coxinha aperte bem o recheio deixando ele bem compacto para não formar bolhas de ar. Para fechar com a massa também aperte bem, deixando ela bem compacta.

Receita de coxinha de frango low carb.

No caso de recheio de queijo também deve-se ter muito cuidado, pois o queijo ao aquecer se expande e forma bolhas de ar que poderão causar a explosão.

Quantidade e temperatura do óleo

Para fritar deve-se utilizar uma boa quantidade de óleo para que o salgado fique completamente submerso. Não pode deixar partes do salgado para fora do óleo, pois ele tem que fritar homogeneamente, ou seja, todas as partes ao mesmo tempo. Assim o risco de explosão é menor.

Coloque o óleo para aquecer até ficar entre 180 °C e 200 °C. Não deixe quente demais pois pode causar explosão! Uma dica é colocar o fósforo dentro, quando acender pode colocar os salgados.

Não coloque muita quantidade para fritar de uma vez para não reduzir a temperatura do óleo. Em uma frigideira média coloque umas cinco coxinhas pequenas de cada vez. Ele estará bom quando estiver com a casquinha dourada em volta, não precisa fritar demais.

Resumo para não deixar salgadinhos explodirem

  • Use farinha de boa qualidade;
  • Não exagere no recheio;
  • Cuidado com temperos que soltam água;
  • Remova todo o ar do recheio compactando bem tando o recheio quanto a massa em volta;
  • Salgado tem que ficar submerso no óleo;
  • Cuidado com a temperatura do óleo (180 ºC a 200 ºC).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.