Como não deixar Windows suspender ou hibernar


Como não deixar Windows suspender ou hibernar? O modo Suspensão e Hibernação do Windows 10 deixam o sistema em um estado que consome menos energia, sendo que na Hibernação o consumo é ainda menor que na Suspensão. São duas opções para deixar o computador quando ao invés de desligá-lo, quando você não está usando. É muito simples suspender o computador, basta clicar no botão iniciar do Windows ou fechar a tampa do notebook.

Mas tem vezes que o Windows entra em modo suspensão ou hibernação sem querermos que ele entre, isso acontece devido à alguma configuração errada ou bug. Veja agora como desativar a opção para o computador não suspender nem hibernar sem que você queira.

Como não deixar Windows suspender

Para desativar a opção “Suspender” ou aumentar o tempo para o computador entrar em suspensão, abra as configurações do Windows. Clique no botão iniciar e depois na engrenagem. Ou aperte no teclado a tecla Windows (janelinha) e, se soltá-la, aperte a letra “i”.

ícone engrenagem configurações Windows 10

Entre em “Sistema”.

sistema Windows 10

Clique em “Energia e suspensão” no menu da esquerda. Do lado direito, dentro do campo “Suspender” selecione “Nunca” no campo “Quando conectado”. Se quiser também deixe “Nunca” quando estiver com “energia da bateria”, mas não é o recomendado, pois se você esquecer de desligar ele irá desligar sozinho quando acabar a bateria.

Como não deixar Windows suspender ou hibernar
Como não deixar Windows suspender

Resumo para desativar suspensão

  1. Clique no botão iniciar;
  2. Clique na engrenagem para abrir as configurações;
  3. Entre em Sistema;
  4. Clique em Energia e suspensão;
  5. Desça até o campo Suspender;
  6. Modifique para Nunca no campo Na tomada;
  7. Se quiser modifique para Nunca no campo Na bateria;

Desativando hibernação

Para aqueles em que o computador estiver hibernando e não suspendendo, tem que entrar nas opções de energia do computador. Na mesma tela de “Energia e suspensão” acima clique em “Configurações de energia adicionais”.

Configuracões de energia adicionais Windows

Clique em “Alterar configurações de plano” do lado direito do plano que está ativado no seu computador, é o plano que está selecionado dentro de “Planos mostrados no medido da bateria”.

Alterar configurações do plano Windows

Em seguida clique em “Alterar configurações de energia avançada”.

alterar configurações de energia avançadas do Windows

Na janela das configurações avançadas procure pelo “Suspender” e clique no “+” do lado esquerdo para abrir o menu. Depois clique no “+” do lado esquerdo do “Hibernar após”. Modifique para “Nunca” em “Na tomada”. Se quiser modifique também “Na bateria”, mas não recomendamos para não correr o risco do sistema desligar quando acabar bateria. Ao terminar clique em “Aplicar” e depois “Ok” para fechar a janela.

Opções de Energia Windows Suspender Hibernar Nunca
Opções de Energia Windows > Suspender > Hibernar Nunca

Depois disso o computador não deve mais entrar em modo hibernação.

Resumo para desativar hibernação

  1. Clique no botão iniciar;
  2. Clique na engrenagem para abrir as configurações;
  3. Entre em Sistema;
  4. Clique em Energia e suspensão;
  5. Clique Configurações de energia adicionais;
  6. Clique Alterar configurações do plano ativo;
  7. Clique Alterar configurações de energia avançadas;
  8. Clique no + ao lado de Suspender;
  9. Clique no + ao lado de Hibernar após;
  10. Modifique Na tomada para Nunca;
  11. Se quiser modifique também Na bateria mas não recomendamos.

Não deixar suspender ou hibernar usando Don’t Sleep

Para quem não quiser ter o trabalho de modificar as configurações do Windows, existe um programinha portátil que previne contra o encerramento do sistema por suspensão, hibernação ou mesmo ao desligamento acidental.

O programa é o Don’t Sleep disponível para download gratuito, por ser portátil não precisa de instalação. É só fazer download e extrair o arquivo no computador. Quando terminar clique no “DontSleep.exe” para rodar o programa. Vai aparecer o ícone do programa na bandeja do sistema, ao lado do relógio do Windows.

Se o seu abrir em japonês é só clicar no “LNG” (1) no menu superior e modificar para “English” ou “Brasil” (tradução ainda incompleta). Não precisa editar muita coisa, assim que abrir ele já aparece com as opções selecionadas (3), mas marque “Habilitar/Enable” (2) para ativá-lo. O legal é que ele também possui temporizador (4) caso você queira desativá-lo automaticamente depois de um tempo.

Don't Sleep para não deixar computador suspender ou hibernar
Don’t Sleep para não deixar computador suspender ou hibernar

Clicando com botão direito do mouse no ícone na bandeja do sistema você pode desabilitar rapidamente ou até sair do programa, além de ter acesso à outras opções disponíveis.

Como sair do modo suspender ou hibernar no Windows

Se seu computador Windows entrou em suspensão ou hibernação, normalmente basta pressionar o botão de energia para ele voltar. Mas em alguns computadores é possível voltar da suspensão mexendo o mouse ou apertando alguma tecla no teclado. Verifique no manual do seu computador.

2 comentários em “Como não deixar Windows suspender ou hibernar”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.