Como não permitir que Steam atualize os jogos automaticamente


Como não permitir que Steam atualize os jogos automaticamente? A Steam faz atualização automática de todos jogos que tenha na sua biblioteca, assim que você abre o cliente, ele já vai atualizando tudo que tem pela frente. É um bom recurso mas nem todo mundo gosta, principalmente se dividimos a rede com outras pessoas, pois as atualizações costumam consumir muita banda da conexão.

Neste post explicaremos como controlar as atualizações do Steam para que sejam feitas apenas quando você quiser. Lembre-se que você poderá ter problemas em alguns jogos caso não faça a atualização do mesmo.

Como não permitir que Steam atualize os jogos

Não é possível desativar as atualizações por completo, mas é possível programar a atualização automática para horários específicos, como acontece com a instalação de atualizações do Windows.

Abra o cliente Steam, clique em “Steam” e abra as “Configurações”.

Configurações Steam cliente

Clique em “Downloads” no menu da esquerda. Do lado direito da tela, dentro do campo “Restrições de download” selecione o quadradinho “Atualizar automaticamente apenas entre as” e escolha o horário que preferir. Neste mesmo campo você pode limitar a velocidade dos downloads, para não consumir tanta banda da sua rede. Mas atenção, esse velocidade é para download de qualquer coisa no Steam, não só das atualizações.

Como não permitir que Steam atualize os jogos automaticamente
Como não permitir que Steam atualize os jogos automaticamente

Quando terminar clique em “Ok” e pronto, ele irá atualizar os jogos apenas entre o horário selecionado.

Modificar opções de atualização para jogos específicos

Outra opção é modificar as propriedades de um jogo para fazer atualização apenas quando você abrí-lo. Para isso clique com botão direito do mouse no jogo da sua biblioteca Steam e entre em “Propriedades”.

Propriedades do jogo da Steam

Clique na aba “Atualizações” e dentro de “Atualizações automáticas” clique em “Sempre manter este jogo atualizado”, modifique para “Atualizar apenas ao iniciar”.

Atualizações jogo Steam atualizar apenas ao iniciar
Atualizações jogo Steam atualizar apenas ao iniciar

Assim o jogo vai atualizar apenas quando você abrí-lo no computador para jogar.

Desativar as atualizações do cliente pelo console

Esta opção não é recomendada para quem não tem alguma necessidade muito importante para desativar as atualizações, pois a não realização de atualizações poderá causar problemas no jogo.

Só é possível desativar as atualizações por completo usando o console Steam, para isso digite na barra de endereços do navegador:

steam://open/console
Abrir console Steam comando para desativar atualização Steam

Depois é só digitar o comando abaixo e apertar Enter no teclado:

@AllowSkipGameUpdate 0

Em seguida digite o outro comando e aperte Enter no teclado:

@AllowSkipGameUpdate 1

Os comandos acima desabilitam as atualizações em uma sessão do Steam (temporariamente). Se reiniciar o cliente, as opções de atualização voltam ao que está selecionado nas configurações.

Os comandos não fazem efeito se já tiver uma atualização em andamento.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.