Saúde e Beleza

Como parar de roer unhas definitivamente?

O hábito de roer as unhas se chama onicofagia e ela pode ser causada por estresse, ansiedade ou simplesmente, pode ser um hábito condicionado como, por exemplo, o de coçar o nariz.


É um hábito que deve ser tratado, uma vez que pedaços de unhas podem atingir órgãos e também com as feridas que podem vir a surgir nas unhas, elas se tornam uma porta de entrada para bactérias que podem causar danos graves para qualquer pessoa.

Por isso, reunimos neste post algumas dicas que podem te ajudar a parar de roer unhas definitivamente e assim voltar a ter mãos bonitas e bem cuidadas.

Dicas para parar de roer as unhas:

Como parar de roer unhas definitivamente

  • Tente identificar o que te faz roer as unhas. É uma situação de estresse, algo que acontece na escola? No trabalho? A primeira coisa que você deve fazer é identificar o que te faz roer as unhas, para começar a combater o problema. Desta forma, ao evitar estas situações de estresse, a tendência é que suas unhas não sofram tanto.
  • Procure fazer as unhas toda semana. Geralmente ao ver as unhas tratadas e bem feitas, a pessoa não vai querer ver aquele trabalho todo indo embora.
  • Faça hidratação nas unhas e cutículas. Se você acha que suas unhas estão muito fracas, não hesite em procurar um dermatologista para ter um tratamento personalizado.
  • Tenha sempre uma lixa em mãos. Basta uma unha quebrar, que a vontade de roer volta a todo vapor.
  • Não coloque unhas postiças. Pelo menos enquanto suas unhas estiverem muito fracas. Faça apenas o cuidado semanal com sua manicure.
  • Ao frequentar a manicure, lembre-se de usar somente os seus acessórios como alicate, cortador de unha, palitinho de laranjeira. Por mais que as manicures prometam esterilizar todo o material, não confie. Desta forma você evita principalmente as micoses, que são um problemão não só para quem tem unhas fracas.
  • Chiclete! Tenha sempre um chiclete ou uma bala da bolsa e use sempre que estiver com vontade de roer as unhas. Pode não ser um método muito saudável, mas vai ajudar a chegar no seu objetivo.

Possui mais alguma dica para quem quer parar de roer as unhas de vez? Compartilhe conosco na área de comentários.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

14 Comentários

  1. leticia disse:

    eu tenho 12 anos nao consigo para de
    rue unha eu querio que ela creser oq eu fasso

  2. Lili disse:

    Nossa eu não consigo parar de roer unhas me ajudem!!!

  3. rosangela disse:

    olha eu tambem tenho este vício nao sei oque fazer já tentei mas quando vou ver tá no toco

  4. isis disse:

    olá tenho 12 anos de idade,eu rou as unhas a basatnte tempo.As vezes eu choro por esse vicio de roer unhas,eu já passei esmaltes com gosto horriveis e já coloquei pimenta nas unhas mas não adiantou.Eu já tive vontade de ter minhas unhas grandes,mas quando elas começam a crescer eu começo a roe-lás novamente,eu não consiguo parar de roer unha.Eu queria um aconselhamento prara diminuir o vicio de roer unhas…

    Obrigado

  5. Larissa disse:

    eu preciso parar de roer unhas eu nao consigo quando elas estao grandes eu começo a roer,roer e roer até o toco elas sao orrives pra pintar (são muitos pequenas )EU PRESISO DE AJUDA ,eu não consigo parar com esse vicio orrivel ,eu ja tentei de tudo e nao adiantou!ME AJUDEMMMMMMMMMMMMM

  6. Ubiratan B . S disse:

    Saudações, estimados participantes. Tenho 49 anos de idade, carrego esta cruz (roeção de unhas) desde os meus 9 anos. E a pior da doenças que um ser humano pode possuir, já tentei de tudo, não é nada fácil depararmos numa sala onde seremos entrevistados para galgarmos uma vaga de emprego e o entrevistador observar que estamos escondendo as mãos para não mostrar às tão lindas unhas e quando temos que assinar algum documento, o colocamos fora das vistas de quem estar à nossa frente. Olha irmãos, hoje sou aposentado por tempo de serviço, sou cristão e peço a DEUS que mim cure desta terrível doença, e creio, eu, que poderá ser, para mim uma maldição ainda não curada. Nas minhas orações pedirei para DEUS que perdoe nossos pecados e nos cure desta onicofagia. Pois ELE é o único que cura, salva e lçiberta. Que DEUS os abençoe.

    • Fernnando Carvalho disse:

      Ola , me chamo Fernando e tenho 28 anos, e desde que me entendo por gente eu tenho o péssimo habito de roer as unhas,fiz de tudo quase; pimenta,esmaltes,cremes e nada, ate que um dia na festa da empresa resolvi fazer as unhas, vi que ficou tão bonitas, que parei de roer , as vezes vem a vontade , mais ai dou uma lixadinha,olho bem e desisto, isso ja tem tres meses e não sinto mais vontade de ficar com os dedos na boca arrancando pedaços das unhas . acho que se eu consegui , voces a tbm conseguem. saude e paz

  7. laisa souza disse:

    jente se eu ficasse duas semanas sem roer ,minhas unhas ficarian grandes ,a minha unha tem uma forma bonitinha .eu nao rooo o dia todo nem toda hora, mas quando eu roo ela demora crescer ai que odio,

    ei me ajudem por favor bjs by by

  8. Gabrielle disse:

    por favor estou desesperada, sempre quando vejo alguem com uma unha grande e bonita fico com vontade de ter uma tambem, mas não consigo parar de roer ja tentei de tudo, ja fui ao psicologo e não adiantou! preciso de dicas que me ajudem a para com esse vicio terrivel que me faz muito mal! roo minhas unhas desde criança e até hoje não conseguir parar com essa mania! quero que me respondam uma pergunta: se eu não parar de roer minhas unhas nunca mais vão crescer e ficar bonitas? preciso de ajuda.

  9. karol disse:

    ola, eu tenho uma dica para parar de roer unha : pintar a unha toda semana , quando pensar em roer unha ocupe rapidamente suas mãos ai vc estara com as mãos ocupadas para roer a unha ,mas se isso não adiantar procure um medico .ATENÇÃO ::: NUNCA TOME REMEDIO POR CONTA PROPRIA.

  10. ELIZ disse:

    ME AJUDEM NAO CONSIGO PARAR DE ROER UNHAS ESTOU DESESPERADA

    OBRIGADO

  11. leandro disse:

    tenho 28 anos e roo unhas desde criança. Quando estou trabalhando em frente ao computador ou estudando fica mais difícil de controlar. As vezes não roo mas as quebro com as unhas da outra mão. Outras vezes me arranho ou estralo os dedos. Hoje tenho apenas 4 unhas cuidadas entre as 10, as outras seis estão roidas. Devo procurar que médico? Psicólogo?

  12. daniele disse:

    ofavor eu gueria muito saber de augum remedio baroto pra min compra eu achou q esto e doente eu nao cosigo pra de rue minhas unhas