Saúde e Beleza

Como parar de roncar


Milhares de pessoas no mundo todo sofrem com o ato de roncar. Não só quem ronca, mas quem convive com quem ronca pode ter o sono diariamente prejudicado. Por isso, hoje daremos algumas dicas que podem te ajudar a parar de roncar. Quem sabe desta forma tanto você quanto quem dorme ao seu lado possam ter uma melhor noite de sono?

Dicas para ajudar a parar de roncar

O mais indicado para quem quer se livrar do ronco é procurar um médico e averiguar a causa. A pessoa pode estar sofrendo alguma doença grave e nem saber. Sem contar que ao roncar, você perde qualidade no sono e por muitas vezes pode acordar mais cansado do que quando foi dormir.

O ronco acontece toda vez que há uma obstrução temporária das vias aéreas, por isso é muito importante sempre averiguar o que está acontecendo com seu corpo. Doenças como a apneia do sono podem trazer danos bem graves a saúde.

Alguns dos principais fatores para o aparecimento do ronco seriam os seguintes:

– Dormir de barriga para cima
– Desvio do septo nasal
– Sedentarismo
– Hipotireoidismo sem tratamento
– Histórico familiar de ronco
– Rinite ou Sinusite
– Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
– Cigarro
– Doenças respiratórias
– Amígdalas hipertrofiadas

É possível mesmo parar de roncar?

Como parar de roncar

Sim, é. Desde que as causas sejam sempre investigadas. Desta forma há uma melhor chance de tratamento. Por muitas vezes, uma pessoa que ronca, se não tem ninguém na mesma casa que a avise do caso, pode até achar que não ronca durante a noite. Sendo assim, se você dorme sozinho e acorda todos os dias com uma sensação de cansaço ainda maior do que no dia anterior, é bom averiguar o que está acontecendo.

Algumas dicas para quem quer parar de roncar

– Use um umidificador de ar: Se você mora em lugar muito seco, comprar um umidificador por ajudar a melhorar a sua noite de sono. O ar seco pode irritar as vias aéreas e as membranas da garganta provocando o ronco.

– Tente uma nova posição para dormir: Como mencionamos lá nas causas do ronco, dormir de barriga para cima pode aumentar as chances de ronco. Tente dormir de lado, por exemplo, para ver se você tem uma melhor noite de sono.

– Pare de fumar: O cigarro é um dos piores inimigos para quem quer parar de roncar. Sem contar que também pode trazer inúmeros prejuízos para a saúde. Veja como parar de fumar e como encontrar tratamento gratuito para parar de fumar.

– Tente perder um pouco de peso: O excesso de peso pode ajudar a bloquear as vias respiratórias provocando o ronco. Se você está acima do peso, perder alguns quilos, pode ajudar a resolver de vez a questão do ronco.

– Faça um exame de polissonografia: É aquele famoso exame em que você passa a noite sendo monitorado em uma clínica enquanto dorme. É o exame que irá diagnosticar se você sofre de apneia do sono ou não. Em caso positivo, o médico indicará o melhor tratamento.

– Evite bebidas alcoólicas: O álcool assim como os relaxantes musculares acabam aumentando as chances de ronco durante a noite. Sendo assim, moderar nas quantidades de bebida e usar comprimidos de relaxantes musculares somente quando necessário pode resolver o problema.

– Faça o tratamento correto das doenças respiratórias: Pessoas que sofrem com doenças como a rinite ou sinusite, tendem a respirar mais pela boca, o que pode provocar o ronco. Fazendo o tratamento destas doenças, a chance de reduzir o ronco é muito grande.

Estas são algumas dicas que podem te ajudar a parar de roncar. Lembre-se sempre que o tratamento médico é sempre a melhor solução para qualquer problema de saúde, principalmente quando o problema já persiste por muito tempo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!