Saúde e Beleza

Como reduzir a pressão arterial

Reduzir a pressão arterial pode ser uma tarefa muito difícil para quem sofre desta doença, porém, com força de vontade, a adoção de hábitos saudáveis e o acompanhamento médico, pode se tornar uma tarefa não tão árdua assim.


O que é a hipertensão (pressão alta)?

A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença silenciosa que pode atingir homens, mulheres e até crianças. A pressão arterial é nada mais do que a força que o sangue exerce contra a parede das artérias para fazer o sangue circular por todo o corpo.

É considerada hipertensa uma pessoa que possui a pressão arterial em repouso maior que 14×9 (140mmHg x 90 mmHg). O valor ideal deve ficar em torno de 12×8 ou 120 mmHg x 80 mmHg. A pressão arterial pode variar e ficar um pouco mais alta em situações de estresse, agitação ou esforço físico, por isso quando uma pessoa já apresenta estes números em repouso, deve buscar orientação médica o quanto antes.

Saiba mais detalhes sobre esta doença no site da Sociedade Brasileira de Hipertensão.

Como reduzir a pressão arterial

Como reduzir a pressão arterial

Como reduzir a pressão arterial

Para reduzir a pressão arterial, antes de mais nada é necessária uma avaliação médica. Em alguns casos, dependendo da gravidade, o médico poderá solicitar apenas algumas mudanças de hábitos para tentar modificar o quadro. Mas, na grande maioria das vezes será necessário incluir um medicamento para “relaxar os vasos”.

O que o paciente precisa fazer para baixar a pressão:

– Tomar os medicamentos prescritos pelo médico na dose e horário corretos: Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas só porque mediram a pressão em determinado dia e estão bem, simplesmente acham que não precisam mais tomar os remédios. Ficar sem tomar os remédios corretamente é a pior coisa que pode acontecer para um hipertenso.

– Adotar hábitos saudáveis: Quem sofre com a pressão alta deve mudar a alimentação, procurando ingerir menos alimentos processados, diminuir a ingestão de sal, evitar o cigarro e praticar exercícios físicos.

– Perder peso: Pessoas que estão dentro do seu peso ideal, considerado saudável, também pode sofrer com pressão alta. Não pense você que isto esta é somente uma doença de gente obesa porque ela pode atingir qualquer um. Mas, se você estiver acima do peso, deve procurar orientação para emagrecer. É comprovado que a cada quilo perdido, a pressão arterial pode reduzir de 1,3 mmHg a 1,6 mmHg.

– Mude a alimentação: Uma alimentação mais saudável, que passa longe de produtos processados pode contribuir bastante para reduzir a pressão arterial.

– Pare de fumar: O cigarro é um dos maiores inimigos para quem quer reduzir a pressão. Tente largar este hábito de vez.

Alimentos que ajudam a reduzir a pressão arterial

Aqui no site já mencionamos uma série de alimentos que são benéficos para reduzir a pressão arterial. Aproveite para ler agora:

– Fuja de situações de estresse: O estresse é um forte causador de pressão alta. Evite situações em que você sabe que vai se aborrecer. Muitas vezes é difícil se afastar dos problemas, porém, sua saúde deve ser colocada em primeiro lugar.

A pressão alta é uma doença que não apresenta sintomas e pode surgir do nada. Por isso, mesmo que você não tenha casos na família, deve medir a sua pressão arterial com um médico ao menos uma vez por ano. Se você já tem casos na família de pessoas que sofrem com a hipertensão, deve aumentar a frequência das medições. O quanto antes você descobrir a doença, mais rapidamente se inicia o tratamento e assim evitam-se sequelas graves no seu organismo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

3 Comentários