Como saber em qual agência dos Correios está minha encomenda

A maioria das entregas de objetos postados nos Correios são entregues na casa das pessoas pelos Correios. Mas exitem situações em que a própria pessoa precisa pegar a encomenda nas agências. Isto pode ocorrer quando os Correios não entregam na área da pessoa, quando foi solicitado pela pessoa que postou a encomenda ou quando os Correios tentaram entregar três vezes e não tinha ninguém ou o endereço estava errado. Mas como saber em qual agência dos Correios está minha encomenda? Se a encomenda não foi entregue, como vou descobrir a agência que está meu pedido?


Como saber em qual agência dos Correios está minha encomenda

Se você tem o código de rastreamento da encomenda o processo é mais fácil. Este código é informado pelos Correios no momento da postagem.

Acesse a página dos Correios para rastrear o pacote http://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/. Digite o código que você tiver e clique em “Buscar”.

Rastrear objetos nos Correios usando código rastreamento
Rastrear objeto Correio, como saber em qual agência dos Correios está minha encomenda

Se a encomenda não puder ser entregue na sua casa aparecerá o aviso “Objeto aguardando retirada no endereço indicado”. Além disso na mensagem aparecem os documentos que você deve apresentar para retirar e o endereço da agências dos Correios que você tem que ir.

Como saber em qual agência dos Correios está minha encomenda
Como saber em qual agência dos Correios está minha encomenda

Com o código de rastreamento o processo fica bem simples.

Quem não tem código de rastreamento, como descobrir?

Se você perdeu o código de rastreamento ou o vendedor esqueceu de informar não vai ser tão simples como acima, principalmente se o endereço foi escrito errado no pacote.

Para tentar encontrar o pacote, caso o endereço esteja correto, é só procurar pela agência dos Correios responsável pela área que você mora. Acesse a página http://www2.correios.com.br/sistemas/agencias/. Escolha seu “Estado”, “Município” e “Bairro”. Vão aparecer todas as agências próximas de onde você mora, com endereço e telefone.

Em seguida dê uma ligada para a agência e peça para verificarem se a encomenda está com eles. Basta informar seu nome que ele poderá encontrar caso tenha algum pacote.

O que precisa para retirar a encomenda dos Correios?

Os Correios pedem para que a pessoa apresente o código de rastreamento do objeto e documentação que comprove ser o destinatário ou a pessoa por ele oficialmente autorizada. Tem que ser documento com foto. Por isso é importante que você mesmo quem vá na agência retirar o pacote.

Quem não tiver o código do objeto pode ir na agência e explicar o problema, leve seus documentos pessoais com foto para provar que o pacote era para você.

Se a encomenda for internacional e foi taxada pela Receita Federal, além de apresentar os documentos pessoais você terá que pagar o imposto aplicado na encomenda. É importante informar que nestes casos a encomenda fica na agência central (principal) dos Correios e não nas outras dentros dos bairros.

Posso retirar encomenda nos Correios em nome de outra pessoa?

Os Correios não permitem que uma pessoa retire uma encomenda em nome de outra. Somente se a pessoa tiver uma procuração assinada pela pessoa que é a dona da encomenda e uma cópia do RG desta pessoa.

Baixe o modelo de autorização no site dos Correios http://www.telegrama.net.br/a-a-z/clique-e-retire/arquivos/Autorizao_PF.pdf/. É só a pessoa imprimir e preencher os dados com caneta à mão mesmo. Leve na agência junto com a cópia do RG do dono da encomenda.

Posso tirar uma encomenda direto no CDD dos Correios?

Sim, normalmente os Correios permitem que você pegue sua encomenda no Centro de Distribuição. Nestes casos também é preciso apresentar o código do objeto e seus documentos pessoais com foto para provar que é mesmo o dono da encomenda.

Eles só não entregam quando o pacote já saiu para entrega e está na rua.

Consulta a restrições de entrega

Agora o Correio informa no site se o endereço que você mora tem alguma restrição para entrega. Para verificar seu endereço acesse esta página http://www2.correios.com.br/sistemas/precosPrazos/restricaoentrega/.

Selecione o tipo de entrega, o CEP de origem e o CEP destino. Se não tiver nenhuma restrição aparecerá o aviso “Não há restrições de entrega para o trecho informado”.


1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Vale ressaltar que no CDD eles também nao entregam caso a encomenda ainda nao tenha sido triada dentro do próprio CDD (Digo, tirar do caminhão e organizar dentro do CDD para o carteiro responsável pela Van de entrega separar no dia seguinte), por isso eh bom só arriscar ir no CDD caso já tenha passado de 13h (geralmente os CDD’s fecham as 16) e a encomenda nao tiver saído para entrega ainda, que você tem a certeza de que pelo menos disponível pra entrega ela vai estar. Porque quando ela chega no CDD no mesmo dia, nem sempre eles liberam… Já fui uma vez e tinha mais 4 pessoas que também queriam tirar as encomendas que chega chamaram a policia lá e de nada resolveu… Então pra nao perderem tempo, vão no CDD apenas se a encomenda já estiver quase completando 24h lá e nao tiver mais como ser entregue no dia.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.