Variedades

Como saber em qual cartório foi registrado óbito


Como saber em qual cartório foi registrado óbito? Preciso da certidão de óbito de uma pessoa e não sei em qual cartório foi registrado o óbito, como encontrar a certidão de óbito? Para descobrir em qual cidade e estado onde o óbito ocorreu será preciso fazer uma busca nos cartórios online ou solicitar a busca pessoalmente em um cartório, se o óbito for muito antigo é preciso realizar a busca nos arquivos históricos municipais. Veja abaixo alguns locais onde solicitar a certidão de óbito.

Como saber em qual cartório foi registrado óbito

Tribunais Justiça e cartórios

Alguns Tribunais de Justiça do Brasil disponibilizam a informação sobre óbito em seu site:

  • Tribunal Justiça Rio de Janeiro TJRJ – busca de óbitos em todo estado do Rio de Janeiro (somente óbitos ocorridos após 01/08/2007), digite o nome e selecione a opção óbito, não precisa colocar data.
  • Tribunal de Justiça Bahia TJBA – busca óbito em todo estado da Bahia, selecione “óbito” e digite o nome, depois clique em “Buscar”.

Nos outros estados é preciso comparecer a qualquer cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais e solicitar a busca pela certidão de óbito. Lembrando que tem que ser no estado que a pessoa faleceu.

RegistroCivil.org

Solicitar certidão (todos estados)

Modelo certidão de óbito, como saber em qual cartório foi registrado óbito

Como saber em qual cartório foi registrado óbito

No site RegistroCivil.org.br é possível solicitar certidão de óbito de todos os estados brasileiros na forma de papel ou certidão eletrônica (apenas nos estados que elas estão disponíveis). Mas este serviço só serve para quem já sabe o estado em que o óbito ocorreu.

Basta clicar em “Requisitar certidão” e selecionar a que quiser. Depois vá preenchendo os campos, você poderá escolher se quer enviar pelos Correios ou buscar no cartório. Todos serviços possuem taxas, elas aparecerão na tela.

Busca de certidão (somente SP desde 1976)

No caso de buscas de registro o serviço somente está disponível para cidade de São Paulo, infelizmente eles não fazem buscas em outros estados. Basta escolher “Localize seu registro” na tela principal, depois selecionar “Óbito” e preencher os dados da pessoa falecida. O serviço tem uma taxa de R$ 18,37 (2018) e pode ter acréscimo de ISSQN caso o município tenha esta tributação. A taxa é cobrada mesmo que o registro não seja localizado.

RegistroCivilMinas

Certidão de óbito de pessoas que faleceram em Minas Gerais poderão ser solicitadas no site RegistroCivilMinas.org.br. É preciso fazer um cadastro rápido com nome completo, email e criar senha.

Na página principal basta clicar em “Buscar certidão” no menu da esquerda. Deixe em “Todos os municípios” e selecione “Óbito” em tipo de certidão. É preciso selecionar o ano do falecimento ou do registro. Quem não souber ou escolher errado, aparecerá a opção para solicitar que eles realizem a busca.

e-Certidões Paraná

Certidão de óbito de pessoas falecidas no Paraná pode ser encontrada e solicitada pelo site e-certidões. Logo na página que abrir você pode realizar a consulta do óbito dentro do campo roxo “Óbito”, basta digitar o nome da pessoa e digitar os caracteres que aparecem na figura. Não precisa preencher o resto.

No resultado você pode clicar em “Ver” ou “Solicitar”. Clicando em “Ver” vai mostrar a data do óbito, nome da mãe e preço para solicitar a mesma.

Falecidos.org (CNF)

Site também pago que realiza busca por certidões de óbito, basta acessar a página oficial e clicar em “Busca de certidão de óbito” no banner da direita. Será preciso preencher um formulário para solicitar o orçamento da certidão. Eles possuem registro de mais de 40 milhões de óbitos.

Atenção! Parece que mesmo que a busca não encontre nada eles não devolvem o dinheiro! Portanto tenha certeza que quer usar.

Cartório 24 Horas

No Cartório 24 horas é possível solicitar a certidão de óbito desde que você saiba o estado e a cidade que a pessoa faleceu. Se não souber não tem como encontrar, pois eles não realizam o serviço de busca.

Logo depois do cadastro dos dados, selecione o tipo de certidão e o estado. Depois selecione a ciade e marque “Marcar todos” para selecionar todos os cartórios. Depois preencha “Ano Aproximado do Ato”, digite nome completo da pessoa, nome da mãe, pai e ano aproximado.

Resumindo como saber em qual cartório foi registrado óbito

Em suma, para encontrar a certidão de óbito o processo será muito mais simples sabendo o estado em que a pessoa faleceu, se você não souber poderá ser um problema pois você precisa solicitar em um Cartório de Registro Civil do estado em questão.

Nos casos de óbito muito antigos a melhor maneira de encontrar é pesquisando nos arquivos históricos municipais. Para descobrir o local dos arquivos verifique na Prefeitura da cidade onde a pessoa faleceu.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!