Como saber se o computador está com vírus

Como saber se o computador está com vírus? Quando utiliza o computador começam a aparecer janelas pop-ups estranhas? Está achando que o computador está lento ou o antivírus não abre de jeito nenhum? Existem vários sinais que indicam que o computador está infectado com vírus. Se o vírus ficar no computador, ele pode roubar senhas e dados pessoais, além disso pode se espalhar pela rede infectando todos outros computadores que estiverem conectados nesta mesma rede.


Quais sinais prestar atenção para saber se o computador está com vírus?

Os vírus mais comuns atualmente são os que infectam arquivos, a memória do sistema, vírus do setor de inicialização (boot sector) e vírus de macro. O vírus do setor de inicialização e o de memória, carregam sempre que o sistema operacional é iniciado. Os vírus de arquivos normalmente estão em arquivos executáveis e o vírus macro infecta documentos e planilhas, se espalhando por programas como Word, Excel.

Esses são alguns sinais de que o computador pode estar infectado:

Computador lento

Esse é um dos principais sintomas de vírus no computador, lentidão. Em alguns casos o computador trava ao abrir arquivos ou programas.

O que acontece é que vírus podem consumir recursos do sistema, levando a um alto consumo da CPU, aumentando sua temperatura e, consequentemente, deixando o desempenho do computador lento. Além disso pode ocorrer aumento no barulho do cooler (ventoinha), pois ela tenta resfriar o aumento da temperatura na CPU causada pelo vírus.

Como saber se o computador está com vírus

Janelas pop-ups estranhas

Tem aparecido janelas pop-up estranhas na tela enquanto utiliza o computador? Janelas de propagandas ou janelas avisando que seu computador está infectado, para instalar um antivírus? Essas janelas pop-up são geradas por vírus e podem conter malware. Nunca clique nessas janelas, você pode ser redirecionado para sites maliciosos.

Arquivos desaparecendo

Baixou algum arquivo na web ou algum documento da empresa e os mesmos desapareceram da pasta onde você salvou? Isso pode ser ocasionado por vírus ou até por hacker que está acessando seu computador. Se arquivos apagados pelo vírus forem arquivos do sistema, poderá aparecer mensagens avisando que os arquivos do sistema estão corrompidos. Além disso ocorrem travamentos do sistema, devido à exclusão de arquivos essenciais.

Barras de ferramentas ou programas estranhos

Reparou em programas estranhos aparecendo no seu computador ou barra de ferramenta no navegador? Alguns vírus instalam programas e barras de ferramentas indesejadas, sem seu consentimento. Também podem aparecer ícones com ponto de interrogação ou ícones esquisitos na Área de Trabalho e outras pastas.

Antivírus não abre

Alguns vírus desativam o antivírus no registro do sistema ou até desinstalam o antivírus, para não serem detectados e poderem rodar livremente. Em alguns casos podem inclusive alterar configurações do antivírus, para você não reparar que ele não está rodando normalmente.

Como remover antivírus do computador
Como saber se o computador está com vírus?

Emails estranhos

Tem recebido milhares de emails spam ou seus amigos estão recebendo emails estranhos vindos do seu email? Alguns vírus podem enviar emails do seu email sem seu consentimento. Os emails contêm links para sites maliciosos que podem roubar senhas ou instalar novos vírus no computador.

O que fazer se o computador está infectado com vírus?

Se seu computador já estiver infectado, o recomendado é rodar um antírus para sua remoção. Se o vírus desativou seu antivírus, baixe-o novamente e rode, em alguns casos é possível rodar o antivírus a partir de um pendrive. Utilize outros programas, além do antivírus, para ter certeza que tudo foi removido. Em casos extremos, quando não é possível a remoção do vírus, a única maneira de corrigir será realizando a restauração do sistema para configurações de fábrica.

Uma dica para encontrar o vírus, é analisar o Gerenciador de Tarefas por processos que estão em execução e que estiverem consumindo muitos recursos. É possível analisar o consumo de CPU, memória e disco.

Conclusão sobre vírus no computador

O melhor é se prevenir dos ataques antes que eles aconteçam. Evite entrar em sites estranhos ou clicar em emails de spam. Além disso, não faça download de programas piratas, muitos deles são disponibilizados com vírus!

Utilize um programa antivírus atualizado no seu computador e realize verificação completa frequentemente. Não esqueça de usar firewall, normalmente os antivírus possuem recurso de firewall embutido. O firewall quem bloqueia ataques externos que podem ocorrer pela internet.

Atualize sempre o sistema operacional e os programas que tiver instalado. Não deixe programas desatualizados no computador, pois eles podem abrir brechas para entrada de vírus.