Techie

Como saber se SSD está com problemas, integridade

Como saber se SSD está com problemas? Muitas pessoas ficam receosas sobre comprar SSD pois acreditam que ele dure menos que um HD. Mas o que elas não sabem é que o Windows fica muito mais rápido com SSD. Quando você se acostuma é impossível voltar para o HD comum. Se você já usa SSD é importante ficar de olho na saúde do mesmo, abaixo mostraremos dois bons programas para checar integridade do SSD.


Como saber se SSD está com problemas

Crystal Disk Info

Clique no link acima (no nome do programa) para fazer download e depois instale. Ele irá baixar as duas versões, 32 e 64 bit, você tem que usar a versão de acordo com seu Windows, se não souber veja nosso post explicando. Clique com botão direito do mouse no “DiskInfo.exe” e escolha “Executar como administrador”, é importante fazer isto pois algumas informações só aparecem se abrir como administrador.

Assim que rodar o programa ele irá mostrar o status de saúde atual do SSD. Se ele mostrar que está “Saudável” então não precisa se preocupar em comprar um novo SSD tão cedo. Dependendo da fabricante do SSD também pode aparecer a porcentagem desta saúde e quantidade de dados lidos/escritos, mas não são todos. No meu os dados escritos já estão em 11 TB.

Janela Crystal Disk Mark, como saber se SSD está com problemas

Como saber se SSD está com problemas

Na mesma janela aparecem várias outras informações como número de vezes que foi ligado, número de horas ligado, temperatura etc.

Outras mensagens que podem aparecer na saúde são “Cuidado” em amarelo (quando tem 10% ou menos da vida útil), “Ruim” em vermelho (vida restante menor que a indicada pelo fabricante) e “Desconhecido” (Cinza). Nesta página tem mais detalhes sobre saúde do SSD.

Open Hardware Monitor

Clique no link no nome do programa para baixá-lo, quando terminar descompacte ele. Clique com botão direito do mouse no “OpenHardwareMonitor.exe” e selecione “Executar como administrador”.

Procure pelo seu SSD na lista e clique no ícone “+” do lado esquerdo para expandir os dados. Vai aparecer o campo “Levels” com a opção “Reamining Life” que mostra quanto de vida o SSD ainda tem. Infelizmente este programa não funciona para todas as marcas de SSD.

Janela Open Hardware, como saber se SSD está com problemas

A saúde do SSD vai depender de quantos dados já foram escritos nele. Cada fabricante especifica uma quantidade diferente de dados escritos, mas a maioria pode ultrapassar 700 TB de dados escritos antes de falhar.  A Intel estima a vida útil de 3 anos para um SSD que tenha uso intenso, mas pode durar bem mais que isso.

As fabricantes têm melhorado bastante os SSDs e eles não estão mais estragando como antigamente. Se você ainda não trocou seu HD por SSD está perdendo tempo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!