Saúde e Beleza

Como socorrer criança engasgada, o que fazer, bebê

Engasgamento infantil mata mais de 800 crianças por ano só no Brasil e 70% dos casos eram bebês com menos de um ano de idade. De acordo com pesquisas mais de 40% dos pais já viram seus bebês engasgando com comida, brinquedos e outras coisas e mais de 80% deles não sabiam como reagir na situação. Por isso é muito importante saber como socorrer criança engasgada. Como identificar o engasgo e o que fazer quando o bebê engasgar para soltar o que estiver obstruindo suas respiração.


Como socorrer criança engasgada

Primeiro você precisa verificar se o bebê está engasgando parcial ou completamente, causando sufocamento.

O engasgo parcial o bebê ficará ofegante e respirando rápido, ele também pode ficar tossindo, agitado e chorando.

No engasgo total (sufocamento) o bebê não vai conseguir tossir nem chorar. Os lábios do bebê ficam arroxeados e ele vai ficar “molinho” pois não conegue respirar. A pele por ficar arroxeada ou pálida.

Em qualquer um dos casos ligue para telefone de emergência dos Bombeiros 193 ou do SAMU 192

Socorrendo bebê no engasgo parcial

Nunca sacuda o bebê pois pode quebrar um osso ou piorar o sufocamento! Segure o bebê calmamente no colo virado para você, deixe ele chorar. Ele chorando é sinal de que está respirando.

Nunca enfie o dedo na garganta da criança para tentar remover o objeto pois poderá empurrá-lo mais fundo piorando a situação.

Socorrendo bebê no engasgo total sufocamento

Não tente provocar vômito no bebê!! Apoie a criança no seu antebraço mantendo-a curvada levemente para baixo, barriga para baixo, com a cabeça mais baixa que o corpo. Apoie seu antebraço na coxa para ter mais firmeza e não deixá-lo cair! Dê cinco tapas firmes mas não com muita força, com a base da mão entre os ombros do bebê, no meio das costas.

Como socorrer criança engasgada, o que fazer, bebê

Como socorrer criança engasgada, o que fazer, bebê

Se não adiantar a técnica anterior, vire o bebê ao contrário, coloque-o deitado de costas no seu antebraço apoiado na coxa. Faça cinco compressões com dois dedos no meio do peito do bebê, bem embaixo da linha imaginária que liga um mamilo ao outro. Cada compressão tem que ter 4 centímetros de profundidade (uns dois dedos). A cada compressão deixe o peito do bebê retornar à posição inicial.

Levante-o e verifique, se ele chorar, tossir ou vomitar é por que conseguiu expelir o leite ou o que provocou o engasgo. Sua cor vai voltar ao normal.

Repita os passos de dar tapa nas costas e depois compressão se o bebê cotinuar engasgado mas consciente tentando respirar. Se ele estiver insconsciente ou sem reação procure ajuda.

Bebê inconsciente

Atenção! Este procedimento não vai adiantar se a criança estiver inconsciente, neste caso é preciso ir imediamente para o hospital. O bebê está inconsciente quando não chora ou não se mexe. Também pode ficar com respiração agonizante ou faz esforço para respirar e não consegue, pode estar desmaiado. 

Neste caso faça manobras de compressão e ventilação no bebê até chegar a ajuda! Na cartilha criada pela Escola de Enfermagem da USP, tem todos os detalhes sobre esta técnica (página 12).

Vídeos de como socorrer criança engasgada

O Dr. Dráuzio Varela explicou no Fantástico (“E agora, doutor?”) sobre o que fazer quando a criança engasga ou o bebê engasga.

Outro vídeo de um médico do SAMU também explicando sobre salvamento de bebê engasgado:

Socorrendo criança maior em caso de engasgo

Crianças maiores podem ser salvas usando a Manobra de Heimlich, mesma manobra usada em adultos.

Nela é só você se posicionar por trás da vítima e passar os braços ao redor do abdome. Na criança você vai precisar se ajoelhar no chão para se posicionar melhor. Deixe uma das mãos fechada sobre a camada da “boca do estômago”. A outra mão você vai usar para comprimir esta mão fechada, empurrando a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se fosse levantar a vítima do chão. Repita este movimento de compressão para dentro e para cima até a pessoa desengasgar.

Uma vez que nesta manobra você precisa fazer um movimento como um J na “boca do estômago” você poderá utilizar deste recurso inclusive se sofrer engasgo e estiver sozinho, para isso é só usar a parte detrás da cadeira ou braço do sofá para fazer os movimentos no estômago.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 Comentários