Variedades

Como tirar Carteira de Identidade RG

A Carteira de Identidade (RG ou Registro Geral) é o documento de identificação pessoal emitido para pessoas nascidas no Brasil e no exterior, para filhos de brasileiros. Ao longo da vida você precisará do RG em várias situações para comprovar sua identidade e solicitar outros documentos, pois apenas a Certidão de Nascimento não é suficiente. Além disso você poderá viajar para países do Mercosul apresentando somente a Carteira de Identidade, não é preciso apresentar passaporte nem visto de entrada. Veja como tirar Carteira de Identidade RG, o que você precisa fazer para tirar primeira via e segunda via da Identidade, com agendar atendimento etc.


Como tirar Carteira de Identidade RG

Emitir primeira via da Identidade

Atualmente você pode solicitar a emissão da Identidade em um posto do Detran ou Secretaria de Segurança Pública do seu estado. Em alguns estados do Brasil é preciso agendar antes de comparecer ao local. Alguns sites para agendamento são:

Outros estados procure no Google “emissão rg ESTADO”, sem as aspas.

Depois que realizar o agendamento você deve comparecer ao posto do Detran ou da Secretaria de Segurança onde agendou levando os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento (original legível e uma cópia dela legível)
  • Certidão de Casamento se for casado (original e cópia)
  • CPF ou PIS/PASEP caso queira adicionar estas informações (original e cópia)
  • Certidificado de Naturalização (original e cópia)
  • Portugueses com igualdades de direitos e obrigações (original e cópia Certificado de igualdade de direitos)

A primeira via da Carteira de Identidade é gratuita, ou seja, não precisa pagar nada para tirar. Menores de 12 anos devem comparecer ao posto acompanhado de pai, mãe ou responsável.

Como tirar Carteira de Identidade RG

Como tirar Carteira de Identidade RG

Emitir segunda via da Identidade

No caso da segunda via do RG o processo é praticamente o mesmo. Você precisa acessar o site do Detran ou Secretaria de Segurança Pública do seu estado para realizar o agendamento. Lembrando de marcar a opção 2ª via! A diferença é que para a segunda via você terá que pagar o DUDA ou taxa de emissão (serviço) que pode chegar a 80 reais dependendo do estado em que você mora.

Primeiro realize o agendamento como especificado anteriormente. Em seguida pague a taxa de serviço, normalmente no site de agendamento tem o boleto para imprimir. É preciso pagar o boleto antes do dia que for ao local para levar o comprovante.

Também será preciso levar os documentos especificados na 1ª via e não esquecer do original do comprovante de pagamento da taxa de serviço.

O RG tem validade?

A Carteira de Identidade não tem validade. Mas se estiver em más condições ou a foto não permita identificar a pessoa, será preciso renová-la. O recomendado é renovar a Carteira de Identidade a cada 10 anos.

Tem idade mínima para tirar o RG?

Não, qualquer pessoa pode tirar o RG, não importa qual idade ela tenha.

Países do Mercosul que aceitam o RG

Os países que compõem o Mercado Comum do Sul, Mercosul, e você pode entrar apenas usando o RG são: Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

5 Comentários