Como tirar CPF nos Correios


Como tirar CPF nos Correios? Já explicamos aqui no site como tirar CPF pela internet, onde a pessoa pode se inscrever pela primeira vez no Comprovante de Situação Cadastral sem precisar sair de casa. Agora também é possível solicitar o CPF direto nas agências dos Correios, agências próprias e terceirizadas.

Pode ser feita a inscrição da pessoa no CPF, a alteração de dados cadastrais e até a regularização da situação cadastral “suspensa” ou “pendente de regularização”.

Como tirar CPF nos Correios

Basta comparecer a uma das agências dos Correios levando os documentos especificados abaixo. Não será preciso pagar nada.

Se você estiver fazendo inscrição no CPF pela primeira vez deve apresentar documento de identificação que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento (RG e registro civil de nascimento). Pessoas acima de 18 anos também precisam apresentar o Título de Eleitor.

Se você já tem inscrição no CPF mas quer fazer alteração de dados ou regularização, leve o número de inscrição no CPF, que pode ser emitido nesta página e um documento para comprovar a alteração dos dados.

Como tirar CPF nos Correios
Como tirar CPF nos Correios

No caso de alteração de dados cadastrais como endereço ou nome, é preciso levar a documentação comprovando a mudança:

  • Para mudança de endereço leve comprovante de residência em nome próprio ou dos pais;
  • Para alteração do nome apresente certidão de casamento;
  • Para alteração de data de nascimento apresente documento de identidade.

Quando o CPF for emitido, você tem até 60 dias para solicitar alguma correção nas agências dos Correios caso tenha vindo com erro. É importante lembrar que o Cadastro de Pessoas Físicas não comporta acentos ou caracteres especiais.

A regularização da situação cadastral “pendente de regularização” ou “suspenso” só pode ser solicitada nos Correios se a pessoa não estiver obrigada a entregar Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física nos últimos cinco anos. Em alguns casos é necessário comparecer a uma unidade da Receita Federal para concluir a regularização.

Como acompanhar o andamento e onde pegar?

Você poderá acompanhar o processo pelo site oficial da Receita Federal. Basta digitar o protocolo (Código de Atendimento) que você recebeu no momento da solicitação nos Correios.

Quando estiver pronto você poderá pegar direto na agência dos Correios onde entrou com o pedido. Mas também já será possível imprimir diretamente pela internet nesta página.

E se for estrangeiro? Pode solicitar nos Correios?

Estrangeiros podem solicitar a inscrição no CPF diretamente nos Correios. Eles aceitam como documentação o documento de identificação do país de origem. Também aceitam Registro Nacional de Estrangeiro ou Passaporte ou Protocolo do RNE que constem os dados cadastrais.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.