Como tirar o comprovante de vacinação sem o ConecteSUS

Como tirar o comprovante de vacinação sem o ConecteSUS? Com o problema no site do Ministério da Saúde não está sendo possível emitir o certificado de vacinação, necessário para comprovar que está em dia com as doses de vacina contra Covid-19. O que fazer se estiver precisando viajar para alguma cidade onde pedem o certificado? De acordo com o próprio Ministério da Saúde, você pode procurar o posto de saúde na cidade onde mora para solicitar o comprovante ou emitir pelo site da Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade.


Como posso tirar o comprovante de vacinação?

A recomendação do Ministério da Saúde é você comparecer no posto de saúde onde tomou a primeira dose, a segunda e a dose de reforço da vacina da Covid-19. No posto solicite a segunda via da Carteira Nacional de Vacinação. Eles irão fazer uma nova carteira em papel para você, registrando as doses que foram tomadas.

Quem preferir pode emitir o comprovante pelo site da Secretaria Municipal de Saúde, especificamos alguns sites a seguir. A lista está em ordem alfabética, os que estiverem apenas o nome do estado, é que é abrangência estadual:

Como tirar o comprovante de vacinação sem o ConecteSUS
Como tirar o comprovante de vacinação sem o ConecteSUS

Mesmo que sua cidade ou estado não estejam especificados na lista acima, você pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade para saber como pode pegar a segunda via do cartão de vacinação. Em algumas cidades eles estão fazendo procedimento por telefone e email. Verifique no site da Prefeitura o telefone correto.

É importante informar que esta Carteira Nacional de Vacinação e os comprovantes emitidos pelas Secretarias Municipais de Saúde, são aceitos apenas em território nacional. Caso esteja pensando em viajar para o exterior, somente é válido o certificado emitido no ConectSUS.