Como tornar as postagens em seu blog mais atraentes


Como tornar postagens mais atraentes? Criar um blog não é difícil, pois hoje em dia temos à disposição plataformas intuitivas que possibilitam qualquer pessoa criar, editar o seu próprio blog. Há também templates e plugins variados, o que torna a tarefa ainda mais acessível.

Mas se ter o seu próprio blog é rápido e fácil, o mesmo não se pode dizer sobre como torná-lo conhecido e bastante acessado. Inclusive, é comum as pessoas desistirem de conduzir o blog ao perceberem o número de visualizações e comentários minguarem dia após dia.

Por que os acessos ao seu blog são tão poucos? As respostas para isso são várias: divulgação inadequada, layout pouco atrativo, tema que não desperta interesse, enfim, a lista de motivos é enorme.

Uma das razões para a invisibilidade do seu blog também pode estar nas próprias postagens, que não utilizam adequadamente as técnicas de SEO, pode conter erros de português e várias outras características que espantam o seu público.

Dicas para atrair mais leitores para o seu blog

Como tornar postagens mais atraentes em seu blog
Como tornar postagens mais atraentes em seu blog

Em se tratando de blogs, o conteúdo é o grande protagonista. E quando se diz respeito a conteúdo não se destaca apenas um texto redigido de maneira impecável. É preciso frisar que as postagens como um todo devem ser bem estruturadas.

A utilização de imagens, de vídeos e de outros recursos multimídia que os blogs hoje em dia permitem também deve estar no repertório do blogueiro. Com isso é possível se comunicar com o seu público de maneira mais interessante e diversificada.

Para você que não quer que o seu blog se torne apenas mais um amontoado de textos esquecido na vastidão do mundo virtual, vale a pena dar uma olhadinha nas dicas a seguir.

Utilize links externos e internos

Os links internos são aquelas frases ou palavras destacadas na sua postagem que conduzem o leitor para alguma outra postagem dento do seu próprio blog. Já os links externos são palavras em outros blogs que conduzem para o seu.

A utilização deles é importante, pois os links internos, por exemplo, estimulam o seu público a acessarem outros conteúdos que você postou.

Já os chamados links externos demonstram que o blog está inserido na comunidade online, o que aos olhos do Google é bom e facilita que o seu blog seja bem posicionado nas páginas de resultado.

Use as palavras certas na hora certa

O uso correto das palavras-chaves é uma maneira válida para tornar o seu blog bem posicionado em sites como o Google, o Bing e o Yahoo. Nesse caso, é fundamental que elas tenham relação com o conteúdo do blog.

Por exemplo, se o seu blog traz postagens sobre futebol, é essencial que você utilize em destaque termos relacionados a esse assunto.

O uso de palavras-chaves, assim como a utilização de links externos e internos, são preceitos que constituem as técnicas de SEO, também conhecidas como Técnicas de Otimização de Busca.

Atualmente é possível contar com alguns plugins que permitem a você encontrar palavras-chaves adequadas ao tema que você escreve.

Tenha uma frequência constante de postagens

Se você quer atrair público para as suas postagens, não abandone o seu blog. Postagens publicadas uma vez por semana ou por mês não criam um público de leitores.

O ideal nesse caso é que você adote um cronograma de postagens. Um dia sim e um dia não é uma boa alternativa. Além disso, lembre-se que boas plataformas, tais como o WordPress, possibilitam deixar postagens programadas para dias e horários específicos.

Outro aspecto importante é que ao organizar as suas postagens por meio de um cronograma você terá mais tempo para escolher e pesquisar a respeito dos temas que você irá escrever.

Saiba o que você está falando

E falando em pesquisa, entender do assunto que você escolheu para o seu blog é fundamental para extrair dele aspectos interessantes e conferir mais credibilidade diante dos seus leitores.

Ao dominar o assunto que você escolheu, você terá mais facilidade para criar textos interessantes e com informações pertinentes.

Aproveite os recursos que o blog oferece

Postagens que atraem os leitores não ficam limitadas apenas no formato texto. Lembre-se que a imagem tem muito apelo. Utilize fotos e ilustrações que complementam as informações ao que foi escrito.

Porém, é importante que a parte visual da sua postagem não sejam fotos pesadas, pois isso pode prejudicar o carregamento do seu blog.

Vídeos também enriquecem o seu conteúdo, pois o casamento entre áudio e imagem em movimento torna as suas postagens mais interessantes e informativas.   

Dependendo do conteúdo do seu blog, até mesmo gráficos e tabelas permitem que as suas informações sejam mais completas e com dados mais precisos.

Conclusão sobre tornar as postagens mais atraentes

Se quando você analisa as métricas do seu blog e desanima ao notar o número de acessos sempre abaixo do esperado, não coloque a culpa no público ou no Google.

Avalie primeiro o seu conteúdo, as suas táticas de divulgação e quais recursos você utiliza para tornar o seu blog mais interessante e receptivo. Portanto, não abandone o seu blog que os leitores certamente não abandonarão você.  

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.