Como transferir Título de Eleitor pela internet

Como transferir Título de Eleitor pela internet, sem precisar comparecer presencialmente no local? Está de mudança para outra cidade e não quer ficar sem votar na eleição? Neste caso você precisa alterar a cidade do título de eleitor para ter o direito de votar no município que estiver morando. Antigamente era preciso comparecer na sede do TSE na cidade específica, mas agora é possível realizar todo processo de transferência online.


Regras e documentos para transferência de título pela internet

Antes de começar, é preciso que a pessoa esteja morando no endereço atual por, pelo menos, 3 meses (prazo mínimo). Além disso existe um prazo de 151 dias antes do pleito para a pessoa realizar o requerimento no site do TSE (no caso das eleições de 2022, a pessoa precisa realizar o pedido de transferência até, no máximo, maio de 2022). Se passar do prazo, a transferência não será realizada a tempo da pessoa poder votar.

Não será possível transferir se tiver multas à pagar ou alguma outra pendência com a Justiça Eleitoral. Você pode quitar multas pelo site, veja aqui a explicação. Regularize suas pendências para solicitar a transferência.

Pessoas que mudaram de país, precisam entrar em contato com a repartição consular do Brasil vinculada ao local da nova residência para fazer a transferência, não é possível transferir pelo site.

Se tudo estiver certo, digitalize o documento de identidade com foto (frente e verso), o comprovante de residência atual (no nome da pessoa que deseja fazer a transferência do título) e tire uma selfie segurando o documento de identidade ao lado da sua face. Você pode tirar foto com o celular ou escanear com aplicativo próprio. Eles aceitam os formatos PNG, PDF e JPG e o tamanho máximo de 5 MB por arquivo.

Passo a passo para transferir Título de Eleitor pela internet

1. Acesse esta página oficial do TSE www.tse.jus.br.

2. No menu superior clique em Eleitor e eleições.

3. Nas opções que aparecerem, clique em Título eleitoral.

Eleitor e eleições Título eleitoral site TSE

4. No menu da esquerda clique em Tire ou altere seu título – Título NET.

Tire ou altere seu título Título Net TSE

5. Do lado direito da tela leia os dados e desça até a seção “Faça seu requerimento”. Clique em Iniciar seu atendimento a distância.

Iniciar atendimento a distância Título de eleitor online TSE

6. Selecione o Estado onde está morando (para onde deseja levar o título) e clique em Próximo.

7. Eles vão especificar os documentos necessários, clique em Próximo.

8. Vai abrir o formulário para digitar os dados do Título de Eleitor. Selecione a opção correta dentro de “Titulo de eleitor” e preencha os campos para prosseguir, ao terminar selecione “Não sou robô” e clique em Próximo. ATENÇÃO! Não pode demorar demais pois a página tem limite de tempo e a sessão pode expirar.

Identificação formulário transferência de Título TSE

9. Agora será preciso preencher todos os dados corretamente, tenha calma e preencha os campos com atenção. Depois no campo “Documentos” clique em Selecionar arquivo e envie as imagens do documento, comprovante e selfie com identidade. Ao finalizar clique em Próximo.

Formulário para transferir Título de Eleitor pela internet TSE

Prossiga com o preenchimento dos campos até aparecer o protocolo de confirmação na tela.

Acompanhar andamento da transferência

Você poderá acompanhar o requerimento pelo site oficial do TSE:

  1. Acesse o site do TSE www.tse.jus.br;
  2. No menu superior clique em “Eleitor e eleições”;
  3. Entre em “Título eleitoral”;
  4. No menu da esquerda clique em “Tire ou altere seu título – Título NEt”;
  5. Do lado direito desça na tela e clique em “Acompanhar requerimento”;
  6. Selecione se quer digitar o protocolo ou dados pessoais, digite os dados conforme o que escolher e clique em “Próximo”.

Também é possível acompanhar o requerimento pelo aplicativo e-Título para Android e para iPhone.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.