Como usar bórax na limpeza da casa


Como usar bórax na limpeza da casa? Você sabia que pode limpar o vaso sanitário com boráx para desinfetar? O bórax pode ter várias utilidades para sua casa e não deve ser utilizado no preparo de slimes para crianças pois pode causar intoxicação. A seguir daremos algumas dicas sobre o uso do bórax dentro de casa.

Como usar bórax na limpeza da casa

Limpar a máquina de lavar louça

O bórax pode ser utilizado para limpar dentro da máquina de lavar louça quando ela fica muito suja por dentro. Basta esfregar bórax com uma esponja no fundo da máquina ou espalhar uma camada de bórax e depois colocar a máquina para funcionar no ciclo normal.

Remover mofo do tecido

O bórax pode ser utilizado para remover machas de mofo do tecido de sofás, cadeiras e outros. Basta misturar 480 mL de água quente com meia xícara de bórax, deixe dissolver e esfregue no local usando uma esponja, sem encharcar muito. Deixe agir por algumas horas, depois enxágue o local apenas com água.

Se for remover mofo de roupas, coloque a roupa de molho dentro do balde com dois litros de água e duas xícaras de bórax.

Tirar manchas de carpetes ou tapetes

Umedeça o local do carpete ou tapete com água e, em seguida, esfregue um pouco de bórax (teste em local escondido primeiro para ter certeza que não vai estragar tudo!!). Deixe secar o local e passe o aspirador de pó para puxar esse bórax, se não tiver aspirador passe água misturada com vinagre em quantidades iguais e deixe secar.

Repita se a mancha não sumir.

Usar bórax na limpeza de escovas e pentes de cabelo

Mergulhe pentes e escovas de cabelo na pia cheia de água morna com um quarto de xícara de bórax e um pouco de detergente de cozinha. Deixe alguns minutos e enxágue bem.

Como usar bórax na limpeza da casa
Como usar bórax na limpeza da casa?

Bórax na limpeza de janelas e espelhos

Para remover manchas de vidros e espelhos misture duas colheres de sopa de bórax em 650 mL de água, dissolva bem. Passe a solução usando parte macia da esponja ou pano de microfibra para não arranhar.

Remover manchas da pia

O bórax pode ser usado para remover mancha da pia de aço inox ou de porcelana. Faça uma pasta com uma xícara de bórax com 1/4 (um quarto) de xícara de suco de limão. Esfregue em toda pia usando uma esponja e depois enxágua com água morna.

Bórax na limpeza de vaso sanitário

Ele pode ser utilizado para desinfecção do vaso sanitário. Misture meia xícara de bórax com 3,7 litros de água e use uma escova para esfregar essa mistura em todo vaso sanitário, deixe alguns minutos e depois enxágue. A dica também pode ser utilizada em banheira.

Remover cheiro de urina e outros odores ruins do colchão

Umedeça o local com água, não encharque! Depois esfregue um pouco de bórax em cima e deixe secar. Aspire com aspirador de pó quando estiver seco. Quem não tiver aspirador, misture água e vinagre em quantidades iguais e passe no local para remover o bórax, sempre evitando encharcar o colchão, senão poderá não secar direito!

Como odorizador de ambiente

O bórax pode ser utilizado no borrifador com água e óleos essenciais para deixar cheiro bom pela casa. Misture três partes de água para uma parte de bórax e 10 gotas de óleos essenciais, escolhe o que preferir. Depois é só borrifar pela casa! Evite contato com a boca pois pode causar diarréia, e não borrife em cima de plantas, pois o bórax mata as plantas.

Bórax para limpar panelas de ferro fundido

Se você tem panelas de ferro fundido, pode usar uma solução de uma parte de bórax para uma parte de sal, coloque na esponja e passe na panela esfregando. Depois enxágue e seque bem.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.