Como usar celular como webcam para o computador


Como usar celular como webcam para o computador? Você não tem nenhuma webcam no computador e está precisando fazer urgentemente uma vídeo conferência no Zoom, Skype ou algum outro programa que precisa se filmar? Existem aplicativos capazes de transformar a câmera do celular Android ou iOS em webcam para PC.

Como usar celular Android e iPhone como webcam no computador Windows

No Android ou iPhone com computador Windows você pode utilizar o aplicativo DroidCam Wireless Webcam. Ele possui versão grátis com propagandas. A versão paga remove propagandas, pode transmitir em HD, modificar contraste, brilho, rotacionar e outras opções. Esse app também funciona em computadores Linux.

Atenção! Esse app não funciona com versões de programas da Microsoft Store, por exemplo, o Skype da Microsoft Store.

Comece instalando o DroidCam Wireless Webcam de acordo com seu celular, instale também o cliente para Windows:

Depois que instalar no celular e no computador, tenha certeza que os dispositivos estão conectados na mesma rede Wi-Fi.

Configurando

Abra o cliente DroidCam no computador Windows. Vai abrir a tela para conectar o computador no aplicativo do celular, digitando IP e porta. Deixe selecionada a opção “Wi-Fi”. Quem preferir pode usar conexão pelo cabo USB do celular, conectando o celular no computador e depois marcando a opção do meio. Não feche esta janela.

Abra o aplicativo no seu celular e prossiga até chegar na tela principal em que ele mostra o “WiFi IP” e a “DroidCam Port”. Deixe aberto e volte para tela do computador.

WiFi IP port DroidCam Android iOS para usar celular como webcam

No computador, digite os dados que estão aparecendo na tela do aplicativo no celular. Selecione se quer deixar ativado “Video” e “Audio” ou apenas “Video”. Quando terminar clique em “Start”.

IP dispositivo DroidCam iniciar câmera do celular no PC

As imagens da câmera do celular começarão a ser transmitidas para o computador. A janela do programa também mostra a porcentagem de bateria do celular e você pode parar a transmissão clicando em “Stop”. As opções na parte debaixo estão disponíveis apenas na versão paga.

Câmera do celular transmitindo para o computador DroidCam

Abaixo a foto do celular transmitindo para o computador. No celular você tem umas poucas opções de filtros tocando em “WB”. É possível alterar entre câmera frontal e traseira.

celular conectado na DroidCam para usar celular como webcam

Você poderá escolher a câmera do celular em qualquer programa que tiver instalado no Windows, verifique nas configurações do programa.

Por exemplo em uma reunião do Zoom, você pode modificar rapidamente a câmera do vídeo clicando na setinha para cima do lado de “Iniciar vídeo”. Depois é só escolher “Droid Cam” e pronto.

Ativar câmera do celular no Zoom PC com DroidCam

A maioria dos programas atualmente possuem aplicativos para celular não sendo necessário a DroidCam. Mas esta seria uma alternativa caso apareça algum programa que você não esteja conseguindo configurar corretamente pelo celular, e quer utilizar a versão de computador.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.