Como verificar plágio em textos de artigos, TCC e outros

Como verificar plágio em textos de artigos, TCC e outros trabalhos importantes? Está preparando algum artigo para publicar em revistas científicas, ou precisa apresentar algum texto importante que não pode conter plágio? O plágio não é aceitável em revistas de publicações acadêmicas. Em qualquer trabalho publicado é preciso destacar entre aspas os textos copiados e citar a fonte original. Se isso não for feito, o trabalho não é aceito para publicação, pois é considerado uma cópia. Neste post especificaremos alguns serviços que ajudam a identificar plagiarismo em textos acadêmicos.


Como verificar plágio em textos acadêmicos com CopySpider

O CopySpider é um dos softwares mais utilizados atualmente para analisar plágio em textos científicos e outros textos acadêmicos. O programa analisa os documentos e indica a porcentagem de semelhança entre eles. Normalmente uma semelhança acima de 3% é considerada plágio. Esta porcentagem está apoiada em pesquisas internacionais sobre os temas antiplágio e semelhança de documentos.

Instale o programa na página oficial neste link. Clique no botão “Baixar CopySpider”, vai abrir uma nova página, clique em “Criar nova conta” e crie um cadastro no site, para continuar o download. Coloque endereço de email válido, pois você receberá a senha de login por email.

Depois que fizer login clique em “Baixar CopySpider”, na página seguinte novamente em “Baixar CopySpider”. Salve no computador e depois instale (tem versão em português). Talvez seja necessário instalar o Java para poder utilizar o programa, se você não tiver instalado, aparecerá o aviso.

Depois que instalar digite o email utilizado no seu cadastro e modifique o modo de pesquisa para “Buscar em arquivos da internet”.

Como verificar plágio em textos acadêmicos com CopySpider
Como verificar plágio em textos acadêmicos com CopySpider

Clique no botão “+Arquivo” no canto superior esquerdo e selecione o arquivo no seu computador (aceita formatos DOC, DOCX, RTF, TXT, PDF, HTML, PPT, PPTX, XLS e XLSX.

Depois que escolher o arquivo clique em “Iniciar” no menu superior e aguarde. Quando terminar aparecerá a janelinha “Busca finalizada. Abrir o relatório?”, clique em “Sim”.

Para abrir o relatório clique no símbolo do olho no campo “Relatório”. Dentro de “Chance” ele mostra a chance do documento ser plágio, o ideal é ficar abaixo de 3%.

Chance de plágio em documento Relatório CopySpider

Ao clicar no olho vai abrir o relatório na página da sua conta do CopySpider mostrando todos os documentos existentes que possuem semelhança com o seu. A porcentagem de semelhança aparece na coluna “Similaridade”. Analise primeiro os documentos que estiverem com similaridade maior ou igual a 3%, clique em “Visualizar”.

Ele irá mostrar o relatório detalhado, destacando em vermelho o que ele acredita ser o plágio, em relação aos documentos encontrados na internet. De acordo com o site oficial, o CopySpider não publica seu trabalho ou resultado de análises na internet. Apesar do relatório ser aberto no navegador, o relatório fica protegido por uma chave de acesso temporária, associada ao seu endereço de email.

O CopySpider possui uma licença para uso Pessoal que é gratuita, mas com limite para a quantidade de análises diárias. Nesta página tem mais informações caso deseje pagar pela versão Profissional (esta versão também permite abrir vários arquivos para análise em conjunto).

Existem outros serviços para checagem de plágio?

Um dos serviços pagos mais utilizados é o Turnitin, com ferramentas de verificação de similaridade e ferramentas de revisão por pares para instituições educacionais. Também tem o iThenticate, que é do mesmo grupo do Turnitin. E o Farejador de Plágios, serviço brasileiro pago que verifica textos por plágio e funciona diretamente no navegador, sem precisar baixar aplicativos.

Outro serviço gratuito seria o Grammarly, que identifica e corrige erros no idioma inglês. Além disso verifica por plagiarismo em milhões de página da web e no banco de dados acadêmico Proquest.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.