Techie

Compartilhar impressora USB pela rede no Windows 10

Se você já compartilhava sua impressora USB com outras pessoas pela rede wifi e fez atualização do sistema para o Windows 10, deve ter reparado que a maneira para compartilhar a impressora mudou, antes bastava acessar as propriedades da impressora para ativar o compartilhamento. Veja agora como compartilhar impressora USB pela rede no Windows 10.


Compartilhar impressora USB pela rede

Compartilhando a impressora na rede

Comece clicando no botão iniciar (1), digite no teclado Painel (2) e clique em “Painel de controle” (3) que aparecerá na parte de cima do menu.

abrir painel de controle no Windows

Dentro de “Hardware e Sons” clique em “Exibir impressoras e dispositivos”.

Exibir impressoras e dispositivos Windows

Clique com o botão direito do mouse na impressora USB que quer compartilhar e selecione “Ver o que está sendo impresso”.

ver o que está sendo impresso Windows

Abrirá a janela de ttrabalhos de impressão. Clique em “Impressora” e selecione “Compartilhamento…”.

compartilhamento de impressora Windows

Selecione o quadradinho “Compartilhar esta impressora” (1), o nome dela aparecerá no campo “Nome de compartilhamento”, se quiser você pode modificar para o que preferir. Clique em “Aplicar” (2) e depois “Ok” (3).

Compartilhar impressora USB pela rede

Compartilhar impressora USB pela rede

Pronto, o compartilhamento da impressora está ativado.

Lembre-se, o computador no qual a impressora está conectado tem que estar ligado para os outros computadores da mesma rede encontrarem a impressora.

Configurando a impressora nos outros computadores da rede

Clique no botão iniciar e depois no ícone da engrenagem para abrir as “Configurações”. Se a opção não estiver aparecendo, basta clicar no botão iniciar e digitar no teclado a palavra Configurações, ela aparecerá na parte de cima do menu superior. Quem preferir pode apertar no teclado as teclas Win + i .

ícone engrenagem configurações Windows 10

Selecione “Dispositivos”.

configurações de Dispositivos Windows 10

Entre em “Impressoras e scanners” (1) e clique em “Adicionar uma impressora ou scanner” (2).

adicionar uma impressora ou scanner

Aguarde o Windows buscar na rede, ele irá encontrar automaticamente a impressora que está sendo compartilhada. Clique em cima dela e selecione “Adicionar dispositivo”. Você tem que estar conectado na mesma rede wifi na qual a impressora foi compartilhada para conseguir ver ela.

impressoras adicionar dispositivo Windows

Aguarde o Windows instalar os drivers necessários para a impressora. Quando terminar aparecerá a palavra “Pronto” embaixo dela.

impressoras e scanner Windows

Agora você pode imprimir na impressora USB mesmo ela não estando conectada no seu computador. Basta escolher a impressora que acabou de instalar quando for imprimir alguma coisa. Lembrando que o computador no qual a impressora está conectada tem que estar ligado para seu computador encontrar ela.

OBS: Às vezes acontece de algum computador não conseguir imprimir na impressora compartilhada. Se isso acontecer talvez  seja culpa do driver instalado pelo Windows, faça download dos drivers da impressora no site do fornecedor e instale no computador que não conseguiu imprimir.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!