Techie

Como compartilhar localização em tempo real pelo Google Maps

Seus pais ficam o tempo todo te ligando para saber onde você está? Vai encontrar alguém em um lugar estranho e gostaria que um amigo acompanhasse visualizando o local no mapa? Pois saiba que é possível compartilhar localização em tempo real pelo Google Maps tanto no Android quanto iOS. Não precisa nem instalar aplicativos de terceiros, basta ter o aplicativo Google Maps instalado e uma conta no Google. A pessoa poderá acompanhar sua localização pelo aplicativo ou pelo site no computador. Veja abaixo como deixar sua localização ao vivo para familiar ou amigo.


Compartilhar localização em tempo real pelo Google Maps

Ativando o compartilhamento de local

O processo de compartilhamento de local no Android e iOS é praticamente idêntico. Só mudam alguns pequenos detalhes. Comece abrindo o aplicativo Google Maps no seu smartphone. Se não tiver instalado baixe na Google Play ou App Store.

Abra o app. Toque no ícone de três traços que aparece no canto superior esquerdo. Em seguida toque em “Compartilhar local”.

ícone de três traços Google Maps appcompartilhar local no Google Maps ao vivo

Toque em “Primeiros passos”, se for no Android aparece “Começar”. Em seguida selecione o tempo que quer compartilhar ou se quer deixar compartilhando até você desativar (1). Depois de escolher o tempo toque em “Selecionar pessoas”.

mostrar seu local para amigos Google Maps app compartilhar localização em tempo real google maps

No iOS é preciso autorizar o Google Maps a acessar os contatos, toque em “Permitir”.

Google Maps deseja acessar contatos iOS

Em seguida toque no nome da pessoa que quer compartilhar (1), o nome dela aparecerá dentro do campo superior (2). É possível selecionar quantas pessoas quiser. Quando terminar toque em “Compartilhar” (3).

selecionar pessoa Compartilhar local no Google Maps Android iOS

No iPhone ele irá perguntar se você permite que o Google Maps acesse sua localização mesmo quando não estiver usando o aplicativo. No Android ele irá pedir para ativar o modo precisão na localização (explicado abaixo no tópico 4). Se quiser permitir clique em “Permitir”, assim o aplicativo ficará monitorando seu local mesmo quando não estiver aberto.

Permitir Google Maps acesse local sempre iOS

Pronto, seu local será automaticamente compartilhado com a pessoa que você escolheu.

Como compartilhar localização em tempo real pelo Google Maps

Compartilhar localização em tempo real pelo Google Maps

Assim que ativar o compartilhamento a pessoa receberá um email com um botão para visualizar você no mapa.

Visualizando localização pelo app ou computador

As pessoas que estiverem compartilhando local em tempo real com você vão aparecer automaticamente no seu Google Maps, tanto no aplicativo quanto no site oficial https://maps.google.com. Você poderá visualizar a foto de cada pessoa no mapa.

Para visualizar mais precisamente pelo site toque no ícone de três traços no canto superior esquerdo, do lado do campo de pesquisa.

amigos compartilhando local pelo Google Maps

Clique em “Compartilhamento de local”.

compartilhamento de local site Google Maps

Vã o aparecer o nome de todas as pessoas que estiverem compartilhando local com você. Clicando no nome da pessoa aparecem outros detalhes da localização.

Como compartilhar localização em tempo real no Google Maps

Entrando em “Compartilhar local” no aplicativo também é possível visualizar as pessoas.

Como compartilhar localização em tempo real pelo Google Maps

Desativando compartilhamento de local

Para desativar o compartilhamento é muito simples. Entre novamente em “Compartilhar local” no aplicativo do Google Maps. Toque no ícone de três traços no canto superior esquerdo e depois em “Compartilhar local”.

ícone de três traços Google Maps appcompartilhar local no Google Maps ao vivo

Vão aparecer as pessoas que você está compartilhando. No iPhone deslize o botão para esquerda para desativar. Se for Android é só tocar no “x” do lado do nome da pessoa.

desativar compartilhamento de local Google Maps app

Compartilhar localização em tempo real

Também é possível desativar tocando no ícone de três bolinhas no canto superior direito, entrar em “Configurações” e tocar em “x” do lado direito da pessoa que você não quer mais compartilhar.

Por causa do compartilhamento de local, o histórico de localização Google fica ativado. Você pode conferir todo seu histórico de localização nesta página.

Modo precisão no Android

Se você não estiver utilizando o “Modo Precisão” na localização do Android, quando for ativar o compartilhamento ele irá solicitar a ativação do mesmo. Fazendo isto o Google Maps pode encontrar sua localização mais facilmente.

Para ativar o modo precisão abra as “Configurações” no Android. Toque em “Todos os aplicativos” e depois “Configurar/Configurações”.

Todos os Aplicativos do AndroidConfigurações do Android

Toque em “Localização”. Dentro de localização toque em “Modo” e modifique para “Alta precisão”.

configurações Localização do Android Modo ALta Precisão Localização ANdroid

Outra configuração importante é manter o wifi ativo mesmo durante inatividade do celular. Para isso entre novamente nas configurações do Android. Toque em “Wi-Fi”. Dentro do wifi toque no ícone de três quadradinhos no canto superior direito e depois em “Avançado”.

configuracoes wifi no Android ícone três quadradinhos Avançado Wifi Android

Toque em “Manter wifi durante inatividade” e selecione “Sempre”.

Manter wifi ativo durante inatividade Android

Desativando localização sempre ativa no iPhone

No iPhone ele também solicita para verificar localização mesmo com aplicativo Google Maps não sendo utilizado. Isto é bom para mostrar sua localização, mas pode gastar muita bateria. Se não tiver necessidade de mostrar sua localização 24 horas por dia, é bom deixar apenas ativada a localização “Durante uso” do app.

Para modificar entre em “Ajustes”.

ícone Ajustes iOS

Desça na tela e toque em “Privacidade”. Depois toque em “Serviços de localização”.

ajustes privacidade iPhonePrivacidade Serviços de Localização iPhone

Procure pelo “Google Maps” na lista e toque nele. Depois toque em “Durante uso do aplicativo”. Assim a localização irá ativar somente quando abrir o Google Maps.

serviços de localização Google Maps iPhonelocalização Durante Uso de Aplicativo iPhone

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário