Techie

Como ver número de compilação do Windows 10

O Windows 10 vem recebendo atualizações constantes e a última compilação estável enviada pela Microsoft está funcionando melhor do que a versão original do sistema disponibilizada em julho. Se seu sistema ainda está apresentando muitos problemas, pode ser que você esteja rodando uma compilação antiga do Windows 10. Confira agora como ver o número de compilação do Windows 10 e assim saber se precisa atualizar ou não.


Como ver número de compilação do Windows 10

Abrindo o “Sobre” do Windows

A maneira mais fácil de visualizar o número de compilação do Windows 10 é usando a ferramenta nativa do Windows pelo “Executar”. Para isso aperte e segure a tecla Windows (janelinha) e aperte a letra R.

Como ver número de compilação do Windows 10

Vai abrir a janela “Executar” do Windows, digite a palavra “winver” (sem as aspas) (1) e clique em “Ok” (2).

comando Winver Executar Windows

Abrirá a janela “Sobre o Windows” mostrando o número de compilação do sistema operacional do lado direito da versão. A versão atual (fevereiro de 2016) do Windows é 1511 que foi lançada em novembro de 2015 e a compilação (build) é 10586. Para saber qual a versão mais atual basta acessar o blog da Microsoft.

número de compilação do Windows 10

Número de compilação do Windows 10

Atualizando para compilação nova

Caso seu sistema esteja com uma compilação antiga clique no botão iniciar (1) e depois no botão da engrenagem (2) para abrir as “Configurações”. Ou aperte direto as teclas Janelinha Win + i.

ícone engrenagem configurações Windows 10

Entre em “Atualização e segurança”.

atualização e segurança do Windows 10

No menu da esquerda selecione “Windows Update”, depois clique em “Verificar se há atualizações” do lado direito.

verificar se há atualizações no Windows 10

Se mesmo depois que fizer isso a compilação mais nova não for baixada, pode ser alguma restrição regional, algumas atualizações podem ser liberadas primeiro para países específicos. Espere mais um pouco para ver se a Microsoft não irá liberá-la para os outros. Caso não seja restrição, pode ser algum bug da Microsoft, fique de olho no blog deles ou dê uma procurada pelo Google para saber o que pode estar acontecendo com a versão que você tem instalada.

Maneira alternativa para atualizar Windows

OBS: De acordo com a Microsoft é possível forçar a atualização para uma compilação mais nova usando o Windows 10 Media Creation Tool. Basta fazer download da ferramenta por aqui https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10. Desça na página e clique no botão “Baixar a ferramenta agora” e salve-a no computador. Depois rode a ferramenta, aceite os termos e escolha a opção “Atualizar este computador agora”. Clique em “Avaçar” e siga com o processo.

forçar atualização compilação do Windows 10

Forçar atualização compilação do Windows 10

Ele irá fazer download da última compilação disponível, e não irá substituir sua instalação, irá apenas atualizá-la. Ele não irá mexer nos seus apps, configurações e dados. Dependendo da atualização, o processo pode demorar algumas horas e não é possível usar o computador.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

3 Comentários