Comprei carro usado e veio multa


Comprei carro usado e veio multa, e agora? O que fazer em casos de receber multas anteriores à transferência do veículo? Abaixo explicaremos como você deve proceder para regularizar multas recebidas ao comprar um carro usado, multas que não estão no seu nome, carro usado com débitos.

Comprei carro usado e veio multa

É muito importante que o comprador verifique a situação do veículo antes de comprá-lo! Você pode pesquisar os débitos de multas de um veículo no site do Denatran clicando em “Meus veículos”. Vai abrir a página para se cadastrar, cadastre seus dados e crie sua conta. Depois você poderá fazer a consulta usando Renavam e Placa.

Também é possível verificar débitos pelo site do Detran do estado em que o veículo que quer comprar está cadastrado. Por exemplo, no Detran RJ você pode consultar “Nada consta” de multas pelo Renavam ou no Detran SP verificar débitos, e restrições de veículos.

Comprei carro usado e veio multa
Comprei carro usado e veio multa, o que fazer?

Pode acontecer da multa chegar após a compra, às vezes o dono anterior foi multado e não está nem sabendo da autuação, nestes casos entre em contato com o dono anterior do carro e converse para ele pagar a multa. Você poderá anotar o real infrator na multa para ele fazer o pagamento e os pontos não serem computados na sua CNH.

Em casos do antigo dono não querer pagar, aí só entrando na Justiça para resolver, a não ser que você queira pagar pela infração.

Atenção! Assim que terminar a aquisição do carro compareça ao Detran para reportar o fato. Você tem 30 dias para fazer isso, senão recebe multa e é infração grave (5 pontos e 195,23 reais). Reportando a aquisição você estará se protegendo caso apareça alguma irregularidade em nome do antigo condutor.

Vendeu o carro e recebeu a multa após a venda?

Nesses casos a multa está no seu nome pois ainda não foi concluída a transferência do veículo para o novo dono. Quando isto acontecer procure o Detran do estado onde o veículo está registrado e faça a Comunicação de Venda.

É preciso comparecer pessoalmente ao Detran para fazer esta comunicação levando formulário preenchido e documentos solicitados. Normalmente estes são os documentos para comunicar venda do carro ao Detran:

  • CNH ou RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Cópia autenticada do Certificado de Registro de Veículo (com assinatura do vendedor e comprador);
  • Formulário de comunicação de venda (disponibilizado pelo Detran, exemplo do Detran RJ).

Para verificar o formulário do Detran do estado em que você se encontra procure no Google “Comunicação de venda Detran ESTADO” sem as aspas, substituindo o ESTADO pelo seu estado. Deverá aparecer a página do Detran com as informações do que você tem que levar.

Fazendo isso você estará se protegendo de multas e outras irregularidades causadas pelo novo dono do veículo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.