Techie

Configurar iPad ou iPhone para Crianças

Se você deu iPad ou iPhone para seu filho menor de idade, provavelmente vai gostar de saber que é possível configurar iPad ou iPhone para crianças. A área de Restrições do iOS permite restringir várias opções do dispositivo como por exemplo, prevenir a criança de usar aplicativos para maiores de idade ou de baixarem filmes e livros com conteúdo adulto, desabilitar compras no aplicativo, restringir acesso a sites e muito mais. Tudo fica bloqueado com senha e só é possível desativar digitando a senha em questão.


Configurar iPad ou iPhone para Crianças

Para ativar as Restrições abra os “Ajustes”.

Clique em “Geral” (1) no menu da esquerda, e do lado direito clique em “Restrições” (2).

Configurar iPad ou iPhone para Crianças 1

Clique em “Ativar Restrições”.

Configurar iPad ou iPhone para Crianças 2

Digite uma senha de quatro dígitos.

Configurar iPad ou iPhone para Crianças 3

Nesta tela deslizando a bolinha você pode bloquear aplicativos específicos, bloquear instalação de aplicativos, desinstalação de apps e compras dentro de aplicativos.

Configurar iPad ou iPhone para Crianças

Descendo mais na mesma tela é possível restringir a idade para download de músicas, filmes, livros e aplicativos. Clique em “Aplicativos” (1).

Configurar iPad ou iPhone para Crianças 5

Aqui você pode escolher o tipo de aplicativo que seu filho pode instalar. Por exemplo, para ele não baixar apps com conteúdo adulto desmarque as opções de “17+” e “Permitir Todos os Aplic”. Se ele for muito pequeno o melhor é desmarcar até “+12” (confira mais detalhes sobre a classificação etária no final do post). Clique em “Restrições” no canto superior esquerdo para voltar a tela anterior.

Configurar iPad ou iPhone para Crianças 6

Clique em “Sites” (2) para bloquear certos conteúdos do Safari.

Configurar iPad ou iPhone para Crianças 5

Você poderá “Limitar conteúdo adulto” ou ainda permitir acesso somente a sites específicos clicando em “Somente Sites Específicos” (1). Abrirão alguns nomes de sites para crianças, mas você pode adicionar os sites que quiser clicando em “Adicionar site…” (2).

Configurar iPad ou iPhone para Crianças 7

Digite o nome do site e no campo “URL” coloque o endereço do site incluindo o “http://” ou “https://”.

Configurar iPad ou iPhone para Crianças 8

Se não quiser que a criança acesse a internet, basta bloquear o acesso ao Safari e bloquear a instalação de aplicativos, assim a criança não vai conseguir instalar outro navegador.

Nas Restrições você pode ainda bloquear que a criança modifique configurações de privacidade, bloquear modificação na conta e proibir que a criança jogue em grupo ou adicione amigo no Game Center.

As Restrições ficarão bloqueadas até que você desative-a. Para desativar basta voltar na tela de Restrições, clicar em “Desativar Restrições” e digitar a senha criada no início.

Se você quiser apenas emprestar seus dispositivo para a criança, é possível bloquear a tela do iPad/iPhone em um único app, confira no post Bloquear Apps do iPhone para Emprestar com Segurança.

OBS.: Mais detalhes sobre classificação etária da App Store:

  • 4+ – Não recomendado para menores de 4 anos. Não contém conteúdo inapropriado
  • 9+ – Não recomendado para menores de 10 anos. Pode conter leves ou infreqüentes ocorrências de animação, fantasia ou violência realista, e leve ou infreqüente conteúdo maduro, temas sugestivos, horror ou com temas de conteúdo que pode não ser adequado para crianças menores de 9 anos de idade
  • 12+ – Não recomendado para menores de 12 anos. Pode conter leve ou infreqüente liguagem meio inapropriada, freqüente ou intensa violência animada, fantasia ou violência realista, e leve ou infreqüente ocorrências madura ou temas sugestivos, e simulação, que pode não ser adequado para crianças menores de 12 anos de idade
  • 17+ – Não recomendado para menores de 17 anos. Pode conter leve ou infreqüente ocorrências maduras, horror, e temas sugestivos; conteúdo erótico, nudez, álcool, e drogas que pode não ser adequado para menores de 17 anos. Os consumidores devem ter no mínimo 17 anos para comprar aplicativos com esta classificação. Sempre que uma aplicação com esta classificação é solicitada para Download, aparecerá uma mensagem, verificando se um usuário tem 17 anos ou mais, e pedindo para confirmar a compra, por essa razão.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!